terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Coluna Fala Capoeira 24/01/2011

Roda da Madrugada adiada

            Devido às chuvas do último final de semana, a Roda da Madrugada foi adiada para o próximo sábado (29/01). O local é o mesmo, Praia do Luz, Imbituba.
            Caso a situação da BR 101 não ofereça a segurança necessária ao deslocamento dos participantes, a roda poderá novamente ser adiada ou ter mudança de local. Mais informações no Blog: capoeiranaescola.blogspot.com

50 anos de Cacique de Ramos

Em 2003, os Capoeiras do Projeto: Tuti, Rosa, Clone, Corcel e Gafanhoto, estiveram no berço do samba de partido alto, a sede do Bloco Cacique de Ramos, no Rio de Janeiro, e, embaixo da famosa Tamarineira, conheceram um pouco de sua história.
Nascido em 20 de janeiro de 1961 - Dia de São Sebastião, Padroeiro do Rio de Janeiro – pela reunião de três famílias com o objetivo de formar um Bloco de Carnaval, o ‘Cacique’ teve Glória Maria, Jornalista Global, como 1ª Princesa; já foi tese de doutorado; teve exposição de suas imagens (fotografias e pinturas de fantasias) na Bienal de Veneza; já foi tema de infindáveis músicas e sambas-enredo.
O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos consagrou vários nomes do samba, comprovando a sua importância cultural e musical para o mundo: Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Almir Guineto, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Sombrinha, João Nogueira, Dudu Nobre, Mussum (Trapalhões), Neguinho da Beija-Flor, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão e Alcione. Quanta alegria; quanta poesia! Salve o Cacique de Ramos.

Projeto: Bê-á-bá do Berimbau

            Em 2011, mais um projeto fará parte das ações Associação Cultural Capoeira na Escola. Trata-se do Projeto “Bê-á-bá do Berimbau”, que visa destinar um curto período de cada treinamento para que os alunos leiam livros ou revistas relacionados à Capoeira e africanidade. A atividade em conjunto estimulará o hábito extra-treinos e a intenção é a de que cada aluno conclua suas leituras e compartilhe com os colegas o que aprendeu.

Santa Africana
           
            Você sabia que a Santa que dá nome ao nosso estado nasceu no continente africano?
Na próxima coluna, traremos a história.de Santa Catarina.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Coluna Fala Capoeira 17 01 2011


Roda da Madrugada – 2011

            Roda de Capoeira onde os instrumentos começam a tocar à meia noite, sob a única regra de não poder parar até o primeiro raio de sol iluminar os jogadores.
            O evento gratuito conta ainda com apresentações de: Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda e Percussão, e com acompanhamento de frutas, churrasco e muita amizade.
Este ano, a roda acontecerá na Praia do Luz, na madrugada de sábado (22) para domingo (23/01/11). Situada na cidade de Imbituba, a Praia do Luz é rodeada por cenários deslumbrantes: ao norte, a Praia do Rosa, famosa por ser propicia à pratica de surf; ao sul, Ibiraquera, com sua lagoa e seu mar ideal para a prática do Kitesurf; ao leste, a ilha do Batuta, encantadora e acolhedora de uma fauna majestosa. Num cenário como esse só faltava o ecoar do atabaque, pandeiros e berimbaus e a energia da Capoeira, que entrará em simbiose com o alto astral da natureza proporcionando uma madrugada de muita cultura, amizade e descontração.

“Mais do que uma simples roda, é um tributo à Natureza,
um desafio às qualidades físicas,
um louvor à ancestralidade da Capoeira”.

Eleição

            A Associação Cultural Capoeira na Escola realizou no último sábado a reunião de avaliação de 2010, projeção de 2011 e eleição para a diretoria que fará a gestão no ano corrente. Pelo último ano, Fernando Bueno, o Mestre Tuti, assume a presidência com os demais cargos ficando dispostos desta forma:
Vice-Presidente: Gustavo Felipe Borba de Amorim;
1º Secretário: Cesar Bueno;
2ª Secretária: Dagmar Pereira;
1º Tesoureiro: Luis Roberto Pereira;
2º Tesoureiro: Felippe Cesar da Silva;
Conselho Fiscal: Alisson Mariano, Robson Pedra, Juliano Ribeiro.
            Após a reunião, aconteceu a roda na Praia de Palmas que chamou a atenção de dezenas de turistas e banhistas locais.

Chuvas no Rio de Janeiro

            Vários capoeiras de Santa Catarina ficaram precupados com a situação de Mestre Vuê, parceiro do Projeto Capoeira na Escola, presente em vários eventos de Capoeira na Grande Florianópolis, morador da região Serrana no Rio de Janeiro. Por e-mail, o mestre respondeu que a situação local é muito triste, mas que, felizmente, com ele e a família está tudo bem.
O Projeto Capoeira na Escola está incentivando a arrecadação de donativos para os atingidos pela chuva em diferentes regiões do país. Basta procurar o Corpo de Bombeiros ou a Cruz Vermelha (Estreito) e deixar seus donativos. Materiais de higiene (escova de dentes, creme dental, shampoo, fralda etc.), água, enlatados, são os mais indicados. Participe!


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

9ª Roda da Madrugada

Descrição: Roda de Capoeira onde os instrumentos começam a tocar à meia noite, sob a única regra de não poder parar até o primeiro raio de sol iluminar os jogadores.
            O evento gratuito conta ainda com apresentações de: Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda e Percussão, e com acompanhamento de frutas, churrasco e muita amizade.

Locais anteriores: Lindas praias da Grande Florianópolis foram os primeiros cenários da Roda da Madrugada: Armação da Piedade/Cordas, Praia Grande, Pinheira, Naufragados, Praia de Fora, Guarda do Embaú, Joaquina e Matadeiro.

Local de 2011:  A Praia do Luz situa-se na cidade de Imbituba e é rodeada por cenários deslumbrantes: ao norte, a Praia do Rosa, famosa por ser propicia à pratica de surf; ao sul, Ibiraquera, com sua lagoa e seu mar ideal para a prática do Kitesurf; ao leste, a ilha do Batuta, encantadora e acolhedora de uma fauna majestosa. Num cenário como esse só faltava o ecoar do atabaque, pandeiros e berimbaus e a energia da Capoeira, que entrará em simbiose com o alto astral da natureza proporcionando uma madrugada de muita cultura, amizade e descontração.

Data:   Madrugada de Sábado (22) para Domingo (23/01/2011).

“Mais do que uma simples roda, é um tributo à Natureza,
um desafio às qualidades físicas,
um louvor à ancestralidade da Capoeira”.

Coluna Fala Capoeira 10/01/2011

ONU proclama 2011 como Ano Internacional dos Afro-Descendentes

A comunidade internacional já afirmou que o tráfico transatlântico de escravos foi uma tragédia apavoradora não apenas por causa das barbáries cometidas, mas pelo desrespeito à humanidade. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, “os afrodescendentes estão entre as comunidades mais afetadas pelo racismo e enfrentam demasiadas vezes restrição de acesso a serviços básicos, como saúde e educação de qualidade". Ban lembrou ainda das metas de integração e promoção da equidade racial estabelecidas pelos países-membros da ONU na Conferência de Durban, em 2001.
Com base nos argumentos acima, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no mês de dezembro de 2010, em Nova Iorque, o ano de 2011 como sendo o Ano Internacional dos Afro-Descendentes.
Mais da metade de população brasileira tem ascendência africana. Com a segunda maior população negra do planeta (e primeira fora do continente africano), a missão do Brasil na ONU congratulou a celebração do Ano Internacional dos Afrodescendentes, como ‘uma ocasião para chamar atenção para as persistentes desigualdades que ainda afetam esta parte importante da população brasileira’.

Infância sem racismo

A discriminação racial persiste no cotidiano das crianças brasileiras e se reflete nos números da desigualdade entre negros, indígenas e brancos.
Com a campanha ‘Por uma infância sem racismo’, o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e seus parceiros fazem um alerta à sociedade sobre os impactos do racismo na infância e adolescência e sobre a necessidade de uma mobilização social que assegure o respeito e a igualdade étnico-racial desde a infância.
Baseada na ideia de ação em rede, a campanha convida pessoas, organizações e governos a garantir direitos de cada criança e de cada adolescente no Brasil. Visite o site: infanciasemracismo.org.br 

Utilidade Pública Estadual

            Após comprovar a eficiência e importância de suas ações para o Estado de Santa Catarina, tais quais: produção de eventos culturais em diversas regiões do Estado – Intercâ­­­mbio Nacional de Capoeira, Festival “O Pulo do Gato”, Dia Nacional do Samba, Semana Afro-Biguaçuense, Batismo de outros Grupos de Capoeira (Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí, Piçarras etc.) -; participação em eventos comunitários (Olimprocasa, Força Tarefa na Comunidade Quilombola de Paulo Lopes); além das ações incisivas de disseminação da Capoeira como ferramenta de luta contra o racismo e pela inclusão social de pessoas historicamente discriminadas (negros, índios, pessoas com deficiência etc.), a Associação Cultural Capoeira na Escola recebeu o reconhecimento estadual de entidade de utilidade pública. A efetivação se deu em dezembro de 2010 pela Assembleia Estadual.

Eleição da ACCAES

            Neste sábado (15/01), acontecerá a reunião de avaliação de 2010, projeção para 2011 e eleição da diretoria para gestão da Associação Cultural Capoeira na Escola (ACCAES) em 2011. Será às 14h, no Centro de Artes Marciais (CAM) de Biguaçu. Após, haverá roda na Praia de Palmas (Gov. Celso Ramos).