terça-feira, 31 de maio de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 05 30

O chicote do homem

Tudo muda! Infelizmente algumas coisas e pessoas para pior. As letras cheias de crítica social deram lugar ao que ele dizia não ser: “Ser artista, Pop Star, pra mim é pouco. Não sou nada disso, sou apenas mais um louco (...)”. Ou melhor, as letras até continuarão existindo, já que ele tem o dom de compor, mas agora sem o crédito de muitos brasileiros que admiravam o seu trabalho, assim como eu.
Detalho: domingo, sofá, controle remoto, descanso... Entre o vai e vem dos canais, Faustão, Dança dos Famosos, MV Bill. Ele sim, o rapper mais conhecido hoje no Brasil. O mesmo que criticava a vinda do ator Jean Claude Van Damme no Programa do Gugu ridicularizando nosso país com o seu rebolado, agora também rebola; o mesmo que falava contra as novelas da ‘Globo’, agora é um dos atores da elitizada “Malhação”.
Como explicar ao meu filho que um de nossos ídolos se perdeu? Só posso dizer para ele que tenha cuidado com o que fala hoje para amanhã não ser chicoteado pela sua própria língua. Salve, Mano Brown!

Manos e Minas

            Falando em TV e Rap que não se corrompem, a TV Cultura transmite aos sábados, às 18h, o programa “Manos e Minas”. Produzido por quem leva o Hip-Hop a sério e o tem como ferramenta de inclusão social muito forte, traz para a TV a força do gueto: Rap, MC, DJ, Grafite e o Break. Confira o site: tvcultura.com.br/manoseminas

Crianças Negras têm menor chance de adoção
Por: Daiane Souza – FCP

            Perto do Dia Nacional da Adoção, nota-se que ainda é alta a taxa de crianças negras que aguardam por uma família. Elas correspondem a praticamente metade das quatro mil aptas para adoção entre 29 mil órfãos que vivem em abrigos espalhados pelo Brasil. Junto a eles, outros 21% dos meninos e meninas não são adotados por possuírem problemas de saúde ou algum tipo de deficiência.
Os dados foram divulgados no último mês pelo Cadastro Nacional da Adoção (CNA). De acordo com o documento, o número de interessados é sete vezes superior ao número de órfãos, porém, o perfil procurado é de recém-nascidos brancos e saudáveis, distante da realidade encontrada nos abrigos. Outra dificuldade da Justiça está em encaixar perfis com idade acima dos três anos, do sexo masculino, e crianças que possuem irmãos.

Consciência Negra

Caso I: Estou num encontro de amigos e um deles solta uma piada de cunho racista. Causou grande constrangimento e reflexão em todos por ele próprio ser negro.
Caso II: A funcionária (negra) de uma papelaria, prestes a sair de férias, gaba-se do porvir. Outra funcionária diz que está com inveja ao que a primeira questiona: “Inveja branca, né?!”. Ela disse isso como se existisse cor na inveja, e como se a cor branca fosse a de uma inveja positiva, sem maldade; caso a inveja fosse negra, seria uma inveja maldosa, assim como a “magia branca” e a “magia negra”.
Eu vivenciei os dois casos acima recentemente e vejo que ainda há muito trabalho para que as pessoas entendam que consciência negra deve ser um hábito, e não somente uma semana de atividades em novembro. Carecemos de mudanças profundas.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 05 23

Música Negra I: India Arie e Sérgio Mendes
India Arie Simpson é uma cantora, guitarrista, compositora e produtora musical de Rhythm and Blues e Soul, que já foi premiada com três Grammy Awards.
Sérgio Mendes, começou com o Sexteto Bossa Rio, gravando o disco ‘Dance Moderno’ em 1961. Viajando pela Europa e pelos Estados Unidos, gravou vários álbuns chegando a tocar no Carnegie Hall. Mudou para os EUA em 1964 e lá começou o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66, alcançando sucesso ao lançar a música ‘Mas, que nada’ de Jorge Ben Jor, e que foi recentemente gravada também com a Banda Black Eyed Peas.
Nos anos 90, criou a banda ‘Brasil 99’, com a qual gravou o disco ‘Brasileiro’, que, além de levá-lo de volta às paradas de sucesso, rendeu-lhe o Grammy de 1993 na categoria ‘World Music’.
            A parceria entre essas duas feras rendeu a canção “Timeless”. Entre no site www.letras.mus.br e digite “Timeless, India Arie” para apreciar a jóia.
           
Música Negra II: The Platters

Acontece, nessa 4ª-feira, o show do quarteto vocal ‘The Platters’. Formado em Los Angeles, 1953, chegou a vender mais de 53 milhões de discos e está, desde 1990, no Hall da fama do Rock, já que esse estilo de música abraça também o Blues e o Soul, recorrentes nas exibições do ‘The Platters’. Entre as canções mais conhecidas do grupo que encanta pela afinação e pelos vocais de apoio (backing vocal) estão: ‘Only You’ e ‘The Great Pretender’.
            O palco será o Teatro Pedro Ivo Campos, na SC 401, com início às 21h.


Música Negra III: Cartola e Dona Zica

            Zicartola era uma casa de samba no Rio de Janeiro, que funcionou entre 1963 e 1965, comandada por Dona Zica e Cartola. O público era formado em sua maioria por jovens universitários e intelectuais de esquerda. Não por acaso, o sobrado era um local de resistência aos tempos sombrios que se anunciavam com o golpe de 1964. Além disso, foi palco do ressurgimento de velhos sambistas que haviam sido esquecidos, como o próprio Cartola, Nelson Cavaquinho, Ismael Silva e Zé Kéti. Vale ler esse livro: Zicartola: politica e samba na casa de Cartola e Dona Zica”.

Próximas metas

            Sempre trabalhando com metas, o Projeto Capoeira na Escola tem como próximas ações: Arraiá da Capoeira; Noite do Conto; Festival de Cantigas; e Campeonato Jogo de Ouro. Acompanhe nosso blog para manter-se informado: capoeiranaescola.blogspot.com


Coluna Fala Capoeira 2011 05 16



Resultados do Festival “O Pulo do Gato”

            O Festival “O Pulo do Gato”- 2011 foi um sucesso! Cerca de quinhentos competidores entre crianças, adolescentes e adultos, disputaram as quatro modalidades: Acrobacias Básicas, Saltos, Equilíbrio, e Movimento Extraordinário, dando um show de acrobacias de Capoeira. As pessoas com deficiência, as crianças da Educação Infantil e os Idosos trouxeram muita emoção aos presentes na apresentação inicial. Já os vídeos educativos deixaram as crianças bem atentas e conscientes da importância de afastarem-se das drogas e do álcool, bem como identificar e não ser conivente com o racismo, o bullying e a homofobia, e ainda saber como preservar a natureza.
Seguem resultados:



CATEGORIA FEMININO ADULTO

MODALIDADE ACROBACIAS BÁSICAS
1º LUGAR – CHAIANE
2º LUGAR – VIVIANE
3º LUGAR – LELE
MODALIDADE SALTOS:
1º LUGAR – CHAIANE
2º LUGAR – VIVIANE
3º LUGAR – TIC-TAC
MODALIDADE EQUILÍBRIO
1º LUGAR – CHAIANE
2º LUGAR – VIVIANE
3º LUAGR – DONA BETE
MODALIDADE MOV. EXTRAORDINÁRIO
1º LUGAR – TIC-TAC
2º LUGAR – VIVIANE
3º LUGAR – CHAIANE

CATEGORIA MASCULINO ADULTO

ACROBACIAS BÁSICAS
1º LUGAR – LIGUE-LIGUE
2º LUGAR – SIMBA
3º LUGAR – AXE
SALTOS
1º LUGAR – LINGUINHA
2º LUGAR – LIGUE-LIGUE
3º LUGAR – JUBA
EQUILÍBRIO
1º LUGAR – LIGUE-LIGUE
2º LUGAR – LINGUINHA
3º LUGAR – JUBA
MOVIMENTO EXTRAORDINÁRIO
1º LUGAR – LIGUE-LIGUE
2º LUGAR – JUBA
3º LUGAR – GRILO

CATEGORIA FEMININO INFANTIL

ACROBACIAS BÁSICAS
1º LUGAR – CHICLETINHO
2º LUGAR – BORRACHINHA
3º LUGAR – BETIANA
SALTOS
1º LUGAR – MARIANE
2º LUGAR – BORRACHINHA
3º LUGAR – BETIANA
EQUILÍBRIO
1º LUGAR – BORRACHINHA
2º LUGAR – CHICLETINHO
3º LUGAR – GRACE
MOVIMENTO EXTRAORDINÁRIO
1º LUGAR – CHICLETINHO
2º LUGAR – BORRACHINHA
3º LUGAR – GRACE

CATEGORIA MASCULINO INFANTIL

ACROBACIAS BÁSICAS
1º LUGAR – MANECA
2º LUGAR – IAN
3º LUGAR – KAUAN
SALTOS
1º LUGAR – MANECA
2º LUGAR – DANIEL
3º LUGAR – PIPOCA
EQUILÍBRIO
1º LUGAR – MANECA
2º LUGAR – DANIEL
3º LUGAR – PIPOCA
MOVIMENTO EXTRAORDINÁRIO
1º LUGAR – KAUAN
2º LUGAR – MANECA
3º LUGAR – ARREPIADO

DESTAQUES: RAMON, LUAN (DURACEL) E RANIERE.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 05 09

Festival “O Pulo do Gato”

            No próximo sábado, acontecerá o Festival “O Pulo do Gato”. Trata-se de uma competição de acrobacias de Capoeira permeada de reflexões sobre o ‘13 de Maio’. Será às 09h, no Ginásio Municipal Nagib Sallum (ao lado do BAC). A entrada é 01 kg de alimento não perecível que será doado nas etapas do Projeto Subindo a Ladeira, destacado na coluna passada.

Livro sobre Mestre João Grande

            Foi lançado o livro “Mestre João Grande na roda do mundo”. A história do Mestre que foi frentista em posto de gasolina no Brasil, mas que ganhou notoriedade mundial e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Upsala, New Jersey, foi publicado pela Biblioteca Nacional e Editora Garamond, e faz parte da coleção ‘Personalidades Negras’. O autor é Maurício Barros de Castro.


Rosa, Mestre João Grande, Cabrito, Vivi e Juba

Mestre Arthur Emídio

            Mestre Arthur Emídio foi discípulo de Valdemar Santana, o protagonista, junto com Hélio Gracie, da maior luta da história mundial: três horas e quarenta e cinco minutos. O próprio Arthur Emídio protagonizou diversas lutas de vale-tudo tendo se sagrado campeão em muitas delas. A Capoeira perde mais uma de suas lendas vivas. Arthur Emídio faleceu no Rio de Janeiro aos 81 anos de idade.

Exposição Indígena

A Universidade Federal de Santa Catarina promove a exposição ‘Guarani, Kaingáng e Xokleng - Memórias e Atualidades ao Sul da Mata Atlântica’. A abertura será no dia 11 de maio, às 18h, no Hall da Reitoria, Trindade - Florianópolis – SC.

O 13 de Maio e a Paradoxal TV Globo
           
Há muito tempo que não se comemora o 13 de Maio pela “Abolição da Escravidão”. Acontecem, porém, reflexões de diferentes formas: artísticas; panfletagens; palestras; debates e etc..
Um movimento que cresce e aparece também fora dos Terreiros de Umbanda é a valorização da data como o Dia dos Pretos-Velhos. O que me impressionou foi o destaque dado à data numa das vinhetas da Rede Globo, mostrando cenas de um Terreiro e de Pretos-Velhos, alertando a sociedade para a importância ao respeito às diferentes religiões.
O mesmo canal que produz o alienante ‘Big Brother’ e que transmite ‘besteróis’ enlatados, entre tantos outros programas inúteis, também transmite as excelentes colunas do Doutor Dráuzio Varella e as multiculturais entrevistas do Jô Soares, por exemplo. Saber filtrar e alertar sobre os paradoxos da TV Globo é necessário para um Brasil mais culto e tolerante.


terça-feira, 3 de maio de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 05 02


Projeto Subindo a Ladeira

A Associação Cultural Capoeira na Escola - tendo como base o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirmam ser de dever de toda a sociedade assegurar o direito à cultura, esporte e lazer para todos os homens, independente de classe social, etnia, religião e outras variáveis - propõe o Projeto Subindo a Ladeira.
Trata-se de uma iniciativa que acontece desde o ano 2000 e tem como mola-mestra a realização de etapas mensais de apresentações da cultura afrodescendente, em especial a Capoeira, nos morros e periferias com o objetivo de proporcionar a integração entre os alunos do centro urbano com os alunos mais carentes e suas comunidades; e também como forma de entretenimento, lazer e aprendizado cultural e de cidadania para todos os envolvidos.
Em cada etapa o Projeto oferece à comunidade as campanhas arrecadadas (agasalhos e brinquedos) e cestas básicas provenientes de apoios com empresas privadas e órgãos públicos. Já foram distribuídas mais de dez toneladas de alimentos em quarenta etapas realizadas nos mais diversos locais, tais como: Aldeia Indígena, Morro da Boa Vista, Morro do Ivo, Casa-Lar Municipal, Casa de Repouso Tio Alípio, Saveiro, entre outros; levando em segundo plano: descontração, lazer, cultura, música e algumas cestas básicas; e em primeiro plano o nosso amor àqueles que, mesmo sofrendo tanto com a fome, violência infantil e a falta de cidadania, nos recebem com seus braços abertos.
Seguindo as palavras de Madre Teresa de Calcutá, somos cientes de que projetos como o “Subindo a Ladeira” são ‘gotas no oceano’; mas ela mesma frisa: - “O que seria do oceano sem as gotas?”
No último sábado, a etapa aconteceu no Bairro do Horto-Florestal de São José atraindo a atenção de dezenas de pessoas da comunidade. Cerca de 200kg de alimentos foram distribuídos junto com a roda de Capoeira.

As duas faces do filme ‘Rio’

Os estereótipos presentes na sociedade atual são uma perversidade simples de identificar: o asiático é trabalhador; o baiano é preguiçoso; o negro é mais braçal, enquanto o branco mais intelectual, bem como negro é bom de bola e gosta de samba; já o alemão é viciado em chope; mulher é ruim no volante do automóvel; as pessoas com deficiência devem ser tratadas como bebês; quem é de religião de matriz africana está ligado ao mal; as loiras são burras e os homossexuais são agressivos com crianças; os tatuados e cabeludos são dependentes de maconha. Apenas alguns exemplos, que muitas vezes passam despercebidos, mas que são corriqueiros e obviamente padronizações utilizadas em detrimento de uns e valorização de quem os aplica. Em outras palavras: são construções sociais.
Ao assistir ao filme “Rio” - desenho muito bem produzido, sucesso nos Estados Unidos e agora no Brasil – a questão do estereótipo fica ressaltada. E o pior é que a produção conta com muitos brasileiros. Questionei-me: Por que o vilão tinha que ser um morador da favela, já que no Brasil os maiores e camuflados ladrões moram (não nos bairros carentes do Distrito Federal) em Brasília? Por que o ladrão da linda Ararinha Azul tinha que ser uma criança negra? O Brasil é só carnaval e biquínis? Qual é o estereótipo do Brasil lá fora?

Rádio Raça

Vale a pena conferir a web-rádio raça. Muita música em yorubá; entrevistas com líderes do movimento negro e informações. Confira: www.radioraca.com