terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 08 31

OLIMPROCASA - 2011

No próximo dia 02 de setembro, às 19h30, no Ginásio do SESI-Procasa, acontece a abertura da 21ª Olimprocasa: Jogos comunitários contra as drogas e o analfabetismo. A Olimprocasa é o maior evento esportivo de cunho social produzido por organizações não governamentais (ONGs) do estado de Santa Catarina. São diversas modalidades em disputa para as diferentes idades e naipes. As inscrições são efetivadas através da doação de dois quilos de alimento que são redistribuídos para entidades beneficentes e famílias carentes das comunidades da Procasa, Chico Mendes e Monte Cristo. Os alunos do Projeto Capoeira na Escola, atendidos na APAE de Biguaçu, farão a apresentação da Puxada de Rede.
            No dia seguinte, acontecerá o Campeonato de Jiu-Jitsu, que este ano premiará os campeões das faixas coloridas na categoria absoluto (masculino adulto, apenas) com um Kimono Atama.
Já no domingo (04/09), será a vez do Campeonato “Jogo de Ouro” da Capoeira, competição que visa estimular o treinamento em dupla e o desenvolvimento do jogo de improviso. O tempo de jogo para as categorias Infantil e Adulto iniciante é de 40 segundos; para os adultos graduados é de 01 minuto.

Festival de Cantigas e Cantadores - 2011

Aconteceu no último sábado, 27 de agosto de 2011, às 14h, no Casarão Born (Centro de Biguaçu), o “FESTIVAL DE CANTIGAS e CANTADORES DE CAPOEIRA – 2011".
O clima descontraído foi o ideal para testemunhar a capacidade criativa dos integrantes do Projeto Capoeira na Escola. Ladainhas; Chulas; Quadras; Corridos e Cantigas de Maculelê, impressionaram pela riqueza de melodias e profundidade das letras.
O melhor cantador infantil ganhará um computador, e os campeões serão conhecidos no próximo domingo, dentro da programação da 21ª Olimprocasa, a partir das 13h, no Ginásio do SESI – Procasa, São José.

RECRIA

            Louvável a iniciativa da Vereadora Salete Cardoso de sugerir alteração de nomenclatura ao REPAM e denominá-lo de RECRIA - Recanto da Criança e do Adolescente Clodoaldo Furtado dos Santos Junior.
O garoto Clodoaldo participou muito das ações do Projeto Capoeira na Escola. Faleceu em 2009 e o nosso sentimento na época foi sintetizado assim:

“Vai meu Capoeira, jogar no infinito...
Perdemos um sorriso;
Perdemos imagens de bonitas acrobacias;
Perdemos sons e expressões de felicidade
por aprender um novo movimento;
Ganhamos uma bela história,
De um menino que sofrera intervenções médicas desde muito novo,
Mas que, desde novo, também interveio com sua alegria em nossas rodas.”




terça-feira, 16 de agosto de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 08 16

Festival de Cantigas e Cantadores

No dia 27 de agosto de 2011 (sábado), às 14h, no Casarão Born (Centro de Biguaçu), será realizado o “FESTIVAL DE CANTIGAS e CANTADORES DE CAPOEIRA – 2011".
Nas cantigas serão analisados os seguintes critérios: pesquisa para composição da letra, criatividade, poesia e originalidade (composições inéditas). Já o cantador será avaliado na sua afinação, arranjos vocais e entonação de voz.
Serão premiados os melhores compositores dos diferentes tipos de cantigas; o melhor cantador e o cantador revelação.

O negro e a saúde II
Fonte: palmares.gov.br

Confira abaixo alguns dados que demonstram a desigualdade no atendimento recebido por negros e negras no Brasil:
• Dados de 2008 divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-IBGE) revelaram que 40,9% das mulheres pretas e pardas acima de 40 anos de idade jamais haviam realizado mamografia, contra 26,4% das brancas na mesma situação;
• Das mulheres acima de 25 anos, 37,5% das negras e, 22,9% das brancas jamais haviam realizado exame clínico de mamas. No mesmo intervalo etário, 18,1% das pretas e pardas e 13,2% das brancas nunca se submeteram ao exame Papanicolau (exame ginecológico preventivo);
• De acordo com o relatório Saúde Brasil 2005: uma análise da situação de saúde, o risco de uma criança preta ou parda morrer antes dos 5 anos por causas infecciosas e parasitárias é 60% maior do que o de uma criança branca;
• Também o risco de morte por desnutrição apresenta diferenças alarmantes, sendo 90% maior entre crianças pretas e pardas do que entre brancas;
• No período de 2007 a 2009 o risco de uma mulher negra entre 10 e 29 anos de idade morrer por câncer de colo de útero foi 20% maior que aquele apresentado para uma mulher branca na mesma faixa etária.

Roda de Capoeira Regional

“Iê ‘Vorta’ do mundo. E ê ‘Vorta’ do mundo, Camará...” Nesse momento, os jogadores que ouviram a quadra entoada pelo charangueiro iniciam o jogo de Capoeira Regional.
Benção, cocorinha, negativa, aú, galopante e arrastão; mas nada de cabeça no chão e nem compra de jogo; muito menos ficar sem - no mínimo - um apoio no solo, ou seja, devem-se evitar os saltos acrobáticos. Até ouvirem o ‘Iê’, ou o ‘Mais dois’, vindo da charanga (um berimbau pontiagudo e dois pandeiros), o diálogo entre os Capoeiras é conduzido com base na cordialidade e na disputa saudável. Os toques serão Banguela (com A) e São Bento Grande. Quando houver o toque da Iúna, apenas os instrumentos da charanga 'falam' e as palmas serão somente ao final do jogo.
É nesse clima, baseado nas vivências com os Mestres da Fundação Mestre Bimba (Bahia), que o Projeto Capoeira na Escola realizará a roda de Capoeira Regional no próximo sábado (20/08), às 10h, na Praça Central de Biguaçu.
A roda é livre e a proposta é debater sobre os ensinamentos de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Participe!

Obs: Em caso de chuva, a roda acontece no Casarão Born, também na Praça Central.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Festival de Cantigas e Cantadores 2011

 “FESTIVAL DE CANTIGAS e CANTADORES DE CAPOEIRA - 2011”

REGULAMENTO:

No dia 27 de agosto de 2011, às 14h, no Casarão Born (Centro de Biguaçu), será realizado o “FESTIVAL DE CANTIGAS e CANTADORES DE CAPOEIRA – 2011", o qual está regulamentado pelas disposições a seguir:

I. INSCRIÇÃO

1.1 - As inscrições estarão abertas no período de 22 a 26 de agosto de 2011 e deverão ser feitas junto ao próprio educador, através do preenchimento e entrega da ficha de inscrição (anexa);

1.2 – Somente poderão efetivar a inscrição os alunos que estiverem frequentando regularmente seus núcleos;

1.3 – No ato da entrega da ficha de inscrição, essa deverá conter em anexo as letras (três cópias digitadas) das composições.

II. FORMA DE JULGAMENTO

2.1 – Avaliação de Cantigas e Cantador:
Nas cantigas serão analisados os seguintes critérios: pesquisa para composição da letra, criatividade, poesia e originalidade (composições inéditas).
O cantador será avaliado na sua afinação, arranjos vocais e entonação de voz.

2.2 - Ambos serão julgados através de votação secreta de cada integrante da banca examinadora.

III. PREMIAÇÕES

3.1 - Serão premiados:
-          Os melhores compositores, divididos em infantil e adulto, de cada tipo de cantiga, sendo: Ladainha; Quadra; Corrido; Chula; e “Maculelê, Samba de roda e Puxada de rede” = Certificado e participação na gravação de disco compacto (CD) interno do Projeto Capoeira na Escola
-          O melhor cantador = Certificado
-          Cantador revelação = Certificado

3.2 - A publicação dos vencedores será no dia 04 de setembro (Campeonato Jogo de Ouro).

IV. PARTICIPAÇÃO

4.1 - Será obrigatório o uso do uniforme oficial rigorosamente limpo, no dia do Festival. Adornos como brincos, colares, calçados etc., não poderão ser utilizados;

4.2 - Serão observadas as atitudes dos componentes, como respeito aos companheiros e a organização, devendo ser acatada toda e qualquer decisão.
Único: A Associação não se responsabiliza por qualquer incidente que impeça a realização deste evento.

V. PENALIDADE

A não observação ou não cumprimento das disposições deste regulamento, implicará eliminação de participação sem direito a recurso.
Único: Casos extraordinários serão analisados pela organização, cabendo ao Mestre o julgamento.

Campeonato Jogo de Ouro

Jogo de Ouro - 2011

A competição “Jogo de Ouro” visa estimular o treinamento em dupla e o desenvolvimento do jogo de improviso. Será realizada no dia 04 de setembro, no Ginásio do SESI, Campinas, São José, com chegada dos alunos por volta de 13h e início dos jogos – pontualmente - às 14h, com previsão de término às 18h.
Seguem as definições de modalidades e categorias:

Modalidades:

Jogo livre: definido por sorteio
Jogo combinado: com inscrição prévia da dupla

Categorias:

Infantil: qualquer graduação = combinado e livre
Adulto Iniciante: até graduação azul e marrom = combinado e livre
Adulto graduado: graduação marrom em diante = somente livre (Angola e São Bento Grande da Angola)

Tempo de jogo:

Infantil e adulto iniciante: Jogos de 40s
Adulto graduado: Jogos de 1min

Arbitragem:

Na categoria adulto graduado, somente professores em diante farão a arbitragem.
Para as demais categorias, graduados (marrom em diante) farão a arbitragem.

Premiação:

Medalhas para as duplas campeãs e colocadas em segundo e terceiro lugar.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 08 01

O negro e a saúde I
Fonte: palmares.gov.br

Estudo inédito do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre transplantes de órgãos sólidos (como coração, fígado, rim, pâncreas e pulmão) mostra que a maioria dos transplantados no Brasil são homens e brancos.
A pesquisa ‘Desigualdade de Transplantes de Órgãos no Brasil: Análise do Perfil dos Receptores por Sexo, Raça ou Cor’ aponta que a cada quatro receptores de coração, três são homens, e 56% dos transplantados têm a cor da pele branca. No transplante de fígado, 63% dos receptores são homens e 80% são brancos.
A maioria de receptores de pulmão também é formada por homens (65%) e pessoas brancas (77%). No transplante de rim, os homens também são maioria (61%) e 69% dos atendidos são brancos. Homens e mulheres são igualmente atendidos nos transplantes de pâncreas, mas 93% dos transplantados são brancos.
Para Alexandre Marinho, da diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea e um dos autores da pesquisa, “o trabalho revela que há desigualdade no recebimento dos órgãos, o que não deveria ocorrer, já que o acesso à saúde é um direito universal”.

Release: Novo livro de Frede Abreu

Manuel Benício dos Passos, vulgo Macaco Beleza, foi um capoeirista baiano que se destacou no final do século XIX, tornando-se uma figura importante, principalmente por ter se intrometido e provocado vários conflitos de rua, que aconteceram em Salvador, entre monarquistas e republicanos, às vésperas da Proclamação da República. 
Tipo de rua, abolicionista militante, monarquista convicto, Macaco Beleza teve contatos com Rui Barbosa, Conde d’Eu e outros personagens importantes da História do Brasil da época. Ele defendeu de corpo e alma a monarquia e tornou-se um dedicado admirador da Princesa Isabel. E, por isso, foi um dos principais membros da Guarda Negra Baiana e líder dessa instituição para os conflitos de rua. 
Como membro da Guarda Negra organizou o Massacre do Tabuão, quando sua turma surpreendeu os republicanos em passeata, com emboscadas, tendo na ocasião tentado assassinar Silva Jardim, famoso tribuno republicano em campanha política na Bahia, contra a Monarquia.
Os acontecimentos relacionados com esse episódio - O Massacre do Tabuão - revelam muitos aspectos que envolviam a vida dos capoeiras de então, como as arruaças por eles provocados, a lábia e a formas orais de provocação dos conflitos; ligações com o poder e outros aspectos importantes para se compreender a cultura da capoeira da época e dos nossos dias. 
O livro “Macaco Beleza e o massacre do Tabuão” dá continuidade à série “Capoeiras, Bahia, século XIX”, sendo o segundo volume publicado. Frederico José de Abreu é autor de outros livros como “Bimba é bamba” e “O Barracão do Mestre Waldemar”, e esteve em Santa Catarina na Semana Afro-Biguaçuense - 2010.

Programa de bolsas

A Presidenta Dilma Rousseff decidiu adotar cotas para negros e indígenas como critério para a escolha dos 100 mil bolsistas do “Programa de Bolsas no Exterior Ciência sem Fronteiras”, lançado terça-feira (26/07), no Palácio do Planalto.
            O percentual não foi especificado pela Presidenta, que também garantiu que a questão de gênero será levada em conta na escolha.