terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 02 01

Mais sobre Rui Barbosa

            Voltando ao senso comum dos capoeiras sobre o fato de Rui Barbosa ter queimado os documentos relativos à escravidão por considerá-los como retrato da vergonha nacional, vamos a uma outra versão.
            Meu amigo do samba, Clébinho Pereira, interessou-se pelo tema e entrou em contato com a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), da qual obteve resposta através da Chefe de Pesquisa, Rejane de Magalhães, transcrita a seguir:
“Sobre este assunto a FCRB fez uma publicação: ‘Rui Barbosa e a queima dos arquivos, FCRB, 1988’. Durante o Governo Provisório, Rui, Ministro da Fazenda, recebeu um requerimento formulado por José Rodrigues de Vasconcelos e outros apresentando as bases para a fundação de um banco encarregado de indenizar os ex-proprietários de escravos ou seus herdeiros, dos prejuízos causados pela Lei de 13 de maio de 1888, deduzidos 50% de seu valor em favor da República.
O despacho de indeferimento de Rui não se fez esperar, sendo proferido a 11 de novembro de 1890: ‘Mais justo seria, e melhor se consultaria o sentimento nacional, se se pudesse descobrir meio de indenizar os ex-escravos, não onerando o Tesouro. (Diário Oficial de 12/11/1890, p. 5.216)’.
E para completar, a decisão s/nº de 14 de dezembro de 1890, assinada por Rui Barbosa - texto divulgado em ‘O Direito’ (vol. 54, p. 160) e publicado no Diário Oficial (ed. de 18/12/1890, p. 5845, colunas 1 e 2) -, manda queimar todos os papéis, livros de matrícula e documentos relativos à escravidão, existentes nas repartições do Ministério da Fazenda. Não pertence exclusivamente a Rui a queima dos papéis, embora tenha sido sua a iniciativa, mas vale informar que a execução do feito foi do Ministro que o sucedeu, Tristão de Alencar Araripe, por meio da Circular nº 29 de 13 de maio de 1891 (Diário Oficial de 13 de maio de 1891, p. 2.037-8).”

Afoxé

            O Afoxé, muito presente no carnaval baiano, vem a cada ano conquistando o seu espaço também em Santa Catarina. O mérito é do Afoxé Omo Olorun, coordenado por Cláudio Mizraji, conhecido na Capoeira como Xarope.
            Com uma programação efetiva para o carnaval catarinense 2012, vale destacar o I Presente de Iemanjá (02 de fevereiro é dia da Orixá), que acontecerá no dia 04 de fevereiro, na Praia de Canasvieiras, às 14h30.
Xarope convida a população e sugere: “Iemanjá é a Rainha dos Mares, por isso devemos preservar a natureza. Evite colocar em seu presente materiais prejudiciais ao meio ambiente como plásticos, frascos e espelhos.”.

Roda em Palmas

No próximo sábado, acontecerá a roda do Projeto Capoeira na Escola na Praia de Palmas (Gov. Celso Ramos). Será às 17h.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 01 25

Intolerância Religiosa
            Quantas guerras já aconteceram, e continuarão acontecendo, motivadas por ideologias religiosas? Quantos fanáticos foram protagonistas de assassinatos em série? Quantos morreram, inclusive queimados, por defenderem seus dogmas?  Essas perguntas denotam o paradoxo: aquilo que deveria ser o instrumento de ‘religação’ (por isso o termo ‘religião’) entre a matéria e a espiritualidade, é usado como pretexto para justificar atos selvagens.
            Historiadores afirmam que a maior parte das religiões já sofreu rechaçamento. No Brasil, esse argumento fica evidente hoje na perseguição sofrida pelas religiões de tronco africano.
Alguns louvam com grupos musicais até de madrugada; outros tocam o sino às 06h da manhã; mas basta um atabaque ecoar num Terreiro às 22h01min. que alguém chamará a polícia. O fato lamentável ocorrido em Jaraguá do Sul - em que o Terreiro foi invadido, as imagens e decorações jogadas ao chão, atabaques quebrados e quem estava dentro algemado -, narrado nessa coluna, é bastante comum, acontecendo inclusive em Biguaçu. Sem contar as expressões pejorativas disseminadas no cotidiano das ruas e de algumas emissoras de Tv: “Umbanda é cosa do diabo”; “Chuta que é macumba”, etc..

Intolerância Religiosa II
Por tudo da nota anterior, em 2007, o então Presidente Lula assinou a lei 11635, que inclui no calendário cívico brasileiro a data 21 de Janeiro como o Dia de Luta contra a Intolerância Religiosa. A data escolhida relembra a morte da Yalorixá Gildásia dos Santos, Mãe Gilda, que após sofrer constantes ataques em informativos impressos por outra religião teve complicações de saúde e faleceu no dia 21 de Janeiro de 2000, em Salvador, Bahia.

Capoeira e MMA
O MMA está em alta, e por isso achei por bem republicar este texto sobre a Capoeira como luta:
A Capoeira nasceu como luta; era a forma dos escravos reconquistarem sua liberdade batendo no feitor armado somente com a habilidade corporal.
Existem confrontos modernos chamados de MMA (Mixed Martial Arts, antigamente chamados de Vale-tudo) em que muitos capoeiristas têm demonstrado a eficiência da Capoeira/Luta. Mestre Hulk ficou famoso há alguns anos ao ser declarado campeão de um torneio com grandes nomes das artes marciais. Depois dele, muitos outros já se valeram de técnicas de Capoeira em suas lutas. Marco Ruas, Pedro Rizzo, Delson Pé-de-Chumbo, Anderson Silva, só pra citar alguns lutadores da elite mundial que tiveram Capoeira como um de seus fundamentos.
Hoje, para ser considerado um lutador completo, necessariamente você deve praticar diversos estilos de luta. Não se representa mais uma única arte marcial em cima de um ringue. Está enganado quem pensa que será bem sucedido ao entrar num ringue ou octógono apresentando somente um perfil. Um lutador só de Jiu-Jitsu, ou só de Muay-Thai, ou só de Capoeira, em uma luta de MMA está fadado ao fracasso, com exceção de regra para um golpe de sorte qualquer, mas com probabilidade muito baixa de acontecer.
Já para ser um capoeira completo, um mestre, você deve reconhecer e acreditar na potencialidade da Capoeira em todas as suas faces e conhecer a sua história; dominar a musicalidade; ter bagagem de roda (de jogo, e não de baixarias); valorizar os mestres veteranos e os novos que tenham consciência de seu papel; respeitar todos os alunos, sendo seus ou não, e aceitar suas dúvidas/questionamentos com respostas dignas de mestre. Enfim, ser um lutador é muito mais simples do que ser um mestre na real concepção da palavra. Aliás, uma vez Mestre sempre Mestre; estará constantemente na missão de exaltar a sua arte e não de colocá-la em xeque.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 01 18

A cor dos homicídios

            O estudo feito por Júlio Jacobo Waiselfisz - “Mapa da Violência” - traz dados assustadores relacionados à progressão da violência no Brasil. De início (p.60), registra: “... a tendência geral desde 2002 é: queda no número absoluto de homicídios na população branca e aumento no número da população negra.”.
            Seguem dados referentes ao período 2002 e 2010:
·        O número de vítimas brancas caiu de 18.852 para 13.668, o que representa uma queda da ordem de 27,5%;
·        Já entre os negros, o número de vítimas de homicídio aumentou de 26.952 para 33.264, equivalente a um crescimento de 23,4%;
·        Em 2002, o índice nacional de vitimização negra foi de 45,8. Isto é, nesse ano morreram, proporcionalmente, 45,8% mais negros do que brancos;
·        Quatro anos mais tarde, em 2006, esse índice pula para 82,7;
·        Já em 2010, um novo patamar preocupante: morrem, proporcionalmente, 139% mais negros do que brancos, isto é, bem acima do dobro.
Fonte: mapadaviolencia.org.br

Amor Sem Fronteiras

            Faz dois anos que aconteceu a catástrofe no Haiti; e para relembrar a força da heroína brasileira que morreu naquele terremoto, Zilda Arns, segue a dica de um filme. Trata-se do longa-metragem “Amor sem fronteiras” (2003), com Angelina Jolie e Clive Owen, que mostra um pouco da vida de voluntários em países marcados pela guerra e pela pobreza. O realismo das cenas nas tribos da Etiópia é impressionante.

Eleição ACCAES

No último sábado, aconteceu a eleição da diretoria da Associação Cultural Capoeira na Escola (ACCAES), ficando assim disposta:
Presidente: Luís Roberto Pereira
Vice-Presidente: Gustavo Borba de Amorim
1º Tesoureiro: Fernando Bueno
1º Secretário: César Bueno
Conselho Fiscal: Alisson Mariano; Robson Pedra e Juliano Ribeiro.
Na ocasião, também foram realizadas a avaliação das ações da entidade em 2011 e a projeção para 2012.
Como novidades em seu calendário, este ano a ACCAES realizará: Encontro Estadual de Capoeira Especial (pessoas com deficiência); peça teatral de aniversário do Saci-Pererê; Batismo de Educação Infantil Unificado; Dia do Projeto Subindo a Ladeira (distribuição de cestas básicas); e roda: “Eu já joguei Capoeira...” (reencontro com ex-alunos), além de todos os eventos já realizados em 2011.

Roda da Madrugada
           
A Roda da Madrugada-2012 acontecerá na Praia da Vila (Imbituba) no dia 11 de fevereiro. Aguardem mais informações.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 01 11

Festa da Conceição

            Mestre Bola Sete relata em seu livro “Histórias e Estórias da Capoeiragem” que, na década de 20, na Bahia, houve uma primeira tentativa de organização de Capoeira culminando na criação do Centro de Capoeira Angola Conceição da Praia.
Entre as ações dos renomados Mestres baianos que compunham a organização estava a roda anual que acontecia no dia 08 de dezembro na Festa da Conceição. Ali, predominava o traje branco - com alguns, inclusive, usando cartola e bengala – e à meia noite iniciavam os jogos. A ideia era passar uma imagem positiva da Capoeira, que até então era praticada por maioria de vadios e vagabundos.

Roda em Palmas

No próximo sábado, acontecerá a reunião da Associação Cultural Capoeira na Escola. A pauta é composta por: eleição da diretoria; avaliação de 2011 e projeção de 2012.
Após a reunião, por volta de 18h, haverá roda na praia de Palmas (Gov. Celso Ramos).

Olha quem o povo elege
Por: Francisco Serena (euviali.com)

A gravadora Sony Music foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a pagar R$ 1,2 milhão de indenização pelo caráter racista da composição “Veja os Cabelos Dela”, do cantor e Deputado Federal, Tiririca. O valor da indenização, que deverá ser pago a dez organizações não governamentais que lutam contra o racismo, é o maior já registrado no Brasil.
“A quantia é pequena ainda se comparada com outros segmentos de danos morais, como injúria e difamação”, disse o advogado de defesa, Humbero Adami. De acordo com as entidades, a letra da música ofende diretamente a dignidade da população negra. Em alguns versos, o compositor afirma: “Veja veja veja veja veja os cabelos dela/Parece bom-bril, de ariá panela/Parece bom-bril, de ariá panela/Eu já mandei, ela se lavar/Mas ela teimo, e não quis me escutar/Essa nega fede, fede de lascar”.
Depois da decisão, a gravadora não emitiu nenhum comunicado para a imprensa. O Deputado Tiririca já declarou que não se pronunciará sobre o tema, uma vez que a Sony é quem foi acionada pelo processo. A ação tramita no tribunal desde 2004, quando a gravadora recorreu da condenação. Na época, a indenização foi de cerca de R$ 300 milhões.

Racismo em São Paulo

            Não posso deixar de comentar mais um caso de racismo ocorrido no país da “Democracia Racial”. Refaçamos a cena: Pizzaria Nonno Paolo, Vila Mariana em São Paulo, bairro nobre; os pais espanhóis estão se servindo; o menino adotado na Etiópia fica aguardando sentado. Ao retornarem à mesa, os pais levam um susto, pois o filho de seis anos sumiu! A mãe, desesperada, sai a procura pelas ruas agitadas da cidade e encontra-o a um quarteirão de distância, chorando e com medo.
            Na tentativa de explicar o inexplicável, feita pelo funcionário que tirou a criança do estabelecimento puxando-o pelo braço, ele diz: “Naquele horário, 13h30, havia uma feira ali próxima e eu acabei confundindo o garoto com um menino de rua”.
            O racismo é mais um dos tipos de câncer que existem nesta sociedade cheia de comorbidades.