segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 09 24


Os estereótipos na mídia

            Mais uma presença na mídia de estereótipos relativos ao negro está na propaganda do Festival de Dança do Shopping Itaguaçu. Nela, a menina branca e bailarina perde a sua sapatilha que é encontrada pelo segurança negro. Ele, na frente de todos, faz um passo de balé depois de devolver a sapatilha para a criança, caracterizando uma cena de exposição desnecessária. Como diz o Mano Brown, recentemente premiado com o VMB na MTV como clipe do ano, “em troca de dinheiro e um carro bom, tem mano que rebola e usa até batom...”.
Há pouco tempo, tratamos aqui também sobre a propaganda do município de São José com relação às obras (?) feitas na cidade em que estampava o pedreiro negro nos outdoors.
Pedreiro, segurança, empregada, faxineira, são profissões dignas, mas usar somente o negro para retratá-las enquanto que os médicos, engenheiros, dentistas e os “símbolos de saúde” dos comerciais de cerveja são brancos é a prova dos estereótipos reinantes na mídia brasileira.




Peter Girino no MMA
           
            O corda marrom do Projeto Capoeira na Escola, Peter Montibeller, conhecido como Girino, fez sua estreia no MMA. A luta fez parte do evento Black Trunk Fight IV e aconteceu no ginásio anexo ao estádio do Figueirense. Girino obteve a vitória nos minutos iniciais do primeiro round.
            Mais informações na entrevista postada no endereço: mmasul.com.br



Bimba e Pastinha nos primórdios do rádio

            Mestre Xaréu (Salvador-Bahia) publicou uma informação muito interessante conseguida no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB). Datado de 1938, trata-se de um dos primeiros programas das rádios brasileiras. A relíquia tem como tema as cantigas de Capoeira. Durante um ano, foram pesquisadas para posterior radiodifusão as cantigas e a sonoridade da Capoeira com os Mestres Bimba e Pastinha.
Para conferir, digite “Capoeira” na busca do sítio: irdeb.ba.gov.br


Próxima roda

            Sábado é dia Capoeira Regional no Casarão Born, Centro de Biguaçu. Roda às 10h. Participação livre.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 09 17


Lázaro
           
A atuação de Lázaro Ramos como capoeirista já foi muito convincente em 2001 quando interpretou Madame Satã, o lendário capoeira da Lapa (RJ). Agora, Lázaro retoma a malemolência e o gingado na novela “Lado a Lado”.
Paradoxalmente - como já descrito nas publicações anteriores desta coluna – a trama das seis é transmitida pelo canal que passa inúmeros programas sem utilidade nenhuma, mas que dessa vez disserta sobre um momento de efervescência dos movimentos populares - transição da Monarquia a Republica – em que a Capoeira tem papel fundamental, seja na defesa de ambas as formas de governo ou na defesa de si mesma, já que está proibida no País.
Votos de não deturpação da história, mesmo sabendo que é difícil, e de que Lázaro nos represente bem como já o fez outras vezes.

Capa de Jornal

            A capa do Jornal Hora SC de sábado foi histórica para a Capoeira. Mesmo que não tenha sido de uma forma direta, falando sobre a história da Capoeira em Santa Catarina ou de um trabalho de algum mestre catarinense, a representação em forma de caricatura dos artilheiros dos times Bahia e Figueirense e o texto bem-humorado sobre o jogo previsto para acontecer em Salvador foram uma forma de valorizar nossa arte no veículo mais popular da mídia catarinense.
            Pena que a rasteira foi o Figueirense quem levou!


Campeonato Jogo de Ouro: Resultados

Jogo Livre (infantil)
1º Nicolas e Maicon
2º Vinícius e Duracell
3º Aline e Janaína

Jogo Combinado (infantil)
1º Ferrugem e Cachinho
2º Ian e Luís
3º Luana e Leandra

Jogo Livre (adulto iniciante)
1º Soneca e Boa Gente
2º Axe e Linguiça
3º Jaque e Ridley

Jogo Livre de Angola (adulto graduado)
1º Chaiane e Chuveiro
2º Foca e Juba
3º Bem-te-vi e Doutor

Jogo Livre de São Bento Grande (adulto graduado)
1º Doutor e Gíria
2º Chuveiro e Ligue-ligue
3º Tarzan e Chaiane

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 09 10


Olimprocasa: Jogo de Ouro

O Campeonato “Jogo de Ouro” faz parte das atividades da Olimprocasa – Jogos Comunitários Contra o Analfabetismo e as Drogas - e visa estimular o treinamento em dupla e o desenvolvimento do jogo de improviso. Será realizado no dia 16 de setembro (domingo), no Ginásio do SESI, Campinas, São José, com chegada dos alunos por volta de 13h e início dos jogos – pontualmente - às 14h, com previsão de término às 18h.
Seguem as definições de modalidades, categorias e arbitragem:

·         Modalidades

Jogo livre: definido por sorteio
Jogo combinado: com inscrição prévia da dupla

·         Categorias

Infantil: qualquer graduação = combinado e livre
Adulto iniciante: até graduação azul e marrom = livre
Adulto graduado: graduação marrom em diante = somente livre

·         Arbitragem

Na categoria adulto/graduado, somente professores em diante farão a arbitragem. Para as demais categorias, graduados (marrom em diante) farão a arbitragem.

BB King

            O Rei do Blues (música afro-norte-americana), BB King, estará no Brasil no final de setembro e início de outubro. Os shows acontecerão em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
            BB King nasceu na década de 1920 e iniciou a sua carreira tocando na rua, próximo à Igreja que freqüentava. Hoje é o terceiro na lista dos 100 melhores guitarristas do mundo.

Desespero

            O desespero do candidato do PSD de Florianópolis, ao ver que a sua concorrente está fazendo frente ao seu capital e ao seu sobrenome, fez com que tomasse uma atitude ridícula. Em vez de mostrar o seu próprio trabalho e proposta passou a mostrar de forma infantil as ações da candidata como sendo inúteis.
Esquece o senhor Cesar Souza Junior que os Capoeristas e Surfistas, dos quais ele critica a criação de seus Dias Oficiais pela senhora Angela Albino, também votam e sentiram-se desrespeitados com a ação marketeira e de baixo nível.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 09 03


Leci Brandão em Floripa

Dando sequência à série de debates "Diálogos da Cultura", o movimento cultural de Florianópolis reúne-se com a cantora e compositora Leci Brandão, uma das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira
O debate será na próxima quinta (06/09), às 19h, na Sociedade Novo Horizonte - Rua Paschoal Apóstolo Peteca, 4900 (Beira Mar Norte ao lado da OAB) Agronômica - Florianópolis, SC.

Edital de Patrocínio Institucional 

Estão abertas até o dia 18 de outubro as inscrições para o Edital de Patrocínio Institucional da Eletrosul para 2013. Com recursos próprios, a Eletrosul torna disponível R$ 500 mil para investimento em projetos de patrocínio institucional. As inscrições podem ser feitas por pessoas jurídicas ou físicas – atletas individuais, escritores de livros e produção independente de CD e DVD musicais, cujos projetos devem ser desenvolvidos em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Rondônia. O patrocínio não será superior ao valor máximo de até R$ 50 mil. Serão aceitos projetos culturais, esportivos, eventos sobre meio ambiente e eventos industriais, comerciais ou agropecuários. O edital está disponível na página da internet da empresa (www.eletrosul.gov.br), na aba Patrocínio Institucional.
Encerrado o período de inscrição, será realizada análise administrativa e técnica para seleção dos projetos a serem patrocinados. O resultado será divulgado no dia 10 de dezembro, no site.

Reformulação de cronograma
    
            Tendo em vista a definição da data do Campeonato Jogo de Ouro, bem como o adiamento da etapa prevista do Projeto Subindo a Ladeira, informamos as reformulações de nossas ações no mês de setembro:

07: Desfile Cívico em Biguaçu
16: Campeonato Jogo de Ouro, Ginásio do SESI, São José, às 13h
22: Livre
29: Roda na Praça de Biguaçu, às 10h.

Cantiga

            Segue a ladainha dos adultos que foi vencedora no último Festival do Projeto Capoeira na Escola. O autor é o aluno Grilo.

Acorrentado
Transportado em um navio negreiro
Covardemente maltratado
Resiste o negro guerreiro
Em terra firme
Continua a crueldade
Trabalhando dia a dia
Com sede de liberdade
Corre pra mata
Onde é refugiado
Perseguido por soldados
O seu sangue é derramado
Mesmo com guerras
Sofrimento, escravidão
Ainda vive a esperança
Pela paz entre irmãos, camará...

Cantigas vencedoras

Clique aqui para baixar as cantigas vencedoras do último Festival do Projeto Capoeira na Escola