quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 31


Contra a americanização

          O Halloween é uma festa que tem origem no Reino Unido e foi levada pelos colonizadores aos Estados Unidos, local em que tomou força. Como o poder de influência dos EUA é muito grande, principalmente nos países pobres e em desenvolvimento marcados pelo capitalismo, a festa tradicional dos povos de língua inglesa começou a ser espalhada pelos quatro cantos do mundo. Alguns estudiosos afirmam que, no caso do Brasil, os maiores propagadores do Halloween são as escolas de idioma inglês.
            Induzir as crianças brasileiras a propor “doce ou travessura”, como dita a tradição da festa, é ser favorável a três coisas negativas:
·      hoje, a obesidade infantil pode ser considerada um caso de saúde pública e comer doces, guloseimas etc., contribui para o aumento dessas taxas;
·        as tais travessuras nada mais são do que vandalismo e contribuem para o índice de violência urbana;
·         a assimilação de mais uma cultura estrangeira em detrimento das culturas nacionais.
            Em relação a esse terceiro item, é impressionante o número de escolas que dá ênfase a essa festa americanizada; e, por isso, cabe àqueles que compartilham a máxima: “país forte é o país que valoriza a sua própria cultura", a missão de gerar reflexões sobre a data 31 de Outubro.           Uma das reflexões sugere que, ao invés de exaltar o Halloween, exaltemos as figuras folclóricas brasileiras, e por esse motivo muitas pessoas estão aderindo ao Dia do Saci-Pererê, realizando no dia 31 de outubro mini-peças de teatro e apresentações de Capoeira com o personagem.
            Pense nisso e dê os parabéns ao Saci-Pererê.

Exame Técnico
           
           Na próxima sexta (02/11), no Centro de Artes Marciais (CAM) de Biguaçu, às 14h, acontecerá o exame técnico para a troca de graduação do Projeto Capoeira na Escola. Os graduandos terão de demonstrar os conhecimentos relativos aos movimentos da Capoeira; às cantigas e aos ritmos dos diferentes instrumentos; aos jogos de Capoeira Regional, Angola e Contemporânea; às manifestações que acompanham a Capoeira (Maculelê, Puxada de Rede e Samba-de-roda). O acesso é livre.
        A entrega das novas cordas acontecerá nos dias 30/11 (formaturas e graduação de instrutores) e 01/12 (demais graduações e batismos).

Novembro Negro

            Entre tantos acontecimentos, Nascimento de Mestre Bimba; Morte de Zumbi dos Palmares; Revolta da Chibata; Nascimento de Cruz e Souza; Morte de Mestre Pastinha: momentos de reverência e aumento das consciências negras.

Capoeira
Poema de Carlos Marighella


(...)
Capoeira quem te ensinou?

De repente uma queda,
o capoeira na terra,
o aú, de cabeça pra baixo,
as pernas no ar,
a rasteira varrendo
como foice no chão,
o corta-capim,
o rabo-de-arraia,
e o inimigo caindo
de supetão, ao puxavante
da baianada.

Luta africana
 que o mestiço encampou,
que os guerreiros da mata, quilombos, palmares,
souberam jogar.
Que o angolano nos trouxe,
que o mestre Pastinha nos soube ensinar.
(...)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 22


Seminário de Educação Inclusiva

            Aconteceu - durante os dias 22, 23 e 24 - na Faculdade Municipal de Palhoça o Seminário Catarinense de Educação Inclusiva. Como parte do cronograma, foi realizada a oficina: “Novas Perspectivas da Atividade Física Adaptada”, e a Capoeira entrou na pauta na fala de Mestre Tuti e na aula prática dos alunos da Escola Especial Leandro de Azevedo (APAE – Biguaçu), os graduados Raposa e Xando.
            Apoiaram a intervenção: Instrutores Corcel, Juba e Bem-te-vi, e as alunas Pão-de-queijo e Cachoeira. Cerca de duzentos professores da rede regular e das APAEs da Grande Florianópolis participaram do Seminário e a metade teve a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre Capoeira e ainda praticar os passos básicos.


Dilma fala sobre as Cotas

            Na semana passada, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei que trata sobre as Cotas nas Universidades. A partir de agora, a reserva de vagas garante cinquenta por cento para alunos de escolas públicas, negros e índios.
            Nosso objetivo, com essa Lei, é ampliar o acesso às nossas Universidades e aos nossos Institutos Federais para os jovens das escolas públicas, já que a dificuldade de ter acesso à Universidade é grande. Também é uma forma de contribuir para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres. — explicou Dilma Rousseff.
            A Presidenta ainda aconselha os quase 6 milhões de jovens que vão fazer as provas do Enem agora em novembro: “Peguem firme e estudem bastante, porque o Enem pode mudar a vida de vocês”.


Joaquim Nabuco

            Para os que gostam de falar em contribuição, em vez de protagonismo, na construção do País, vale relembrar trecho do texto de “O Abolicionismo” (ano 1883):

“Tudo o que significa luta do homem com a natureza; conquista do solo para habitação e cultura; estradas e edifícios; canaviais e cafezais; a casa do senhor e a senzala dos escravos; a igreja e a escola; alfândega e correio; telégrafos e caminhos de ferro; academia e hospitais; tudo, absolutamente tudo o que existe no País, como resultado do trabalho manual, como emprego de capital, como acumulação de riqueza, não passa de uma doação (grifo meu: forçada) da raça que trabalha à que a faz trabalhar”.
Joaquim Nabuco


Graduação em São José

            Nesta semana acontecem as graduações dos alunos atendidos pelo Projeto Capoeira na Escola no município de São José. O evento principal será no Centro Multiuso, Avenida Beiramar, às 15h de domingo (28/10).
            Seguem os horários e locais dos demais eventos:

Data: 25 de Outubro (Quinta-feira)
10h – E.B.M José Nitro
14h – E.B.M Vila Formosa
16h E.B.M Ceniro
19h E.B.M Forquilhão

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Evento Mestre Vuê


Coluna Fala Capoeira 2012 10 15


Guerra do Contestado – Restos Mortais

            Os mestiços de índios com brancos, chamados de caboclos, foram protagonistas da Guerra Civil do Contestado. Liderados pelo Monge José Maria, os caboclos catarinenses não aceitaram a imposição na demarcação das terras feita pelo comandante das tropas paranaenses, Coronel João Gualberto. O marco inicial da Guerra aconteceu em 22 de outubro de 1912 e foi chamado de “Combate do Irani”, ocorrido na cidade de mesmo nome. Nele, o Monge e o Coronel morreram.
            Os cineastas Silvio Back e Zeca Pires estão lançando o filme “Guerra do Contestado – Restos Mortais”, que trata sobre essa batalha genocida de pobres não-brancos que demarcou os limites dos estados do Paraná e Santa Catarina, mas deixou como herança um território maldito e marcado pelas políticas públicas ineficientes.
            No centenário do Contestado, vale conferir as cenas desse confronto que matou cerca de vinte mil pessoas.

Glória a Deus no Céu e Samba na Terra

            O título desta nota é o nome do disco do cantor Wando gravado em 1973. Na época, o artista ainda não havia incorporado o estilo brega-romântico e tentava conquistar o seu espaço por meio do samba de raiz.
Numa pesquisa sobre samba, encontrei a música “Lamento do Capoeira”, composta por Dunga e Ditinho e interpretada por Wando. Vale salientar que alguns grupos de Capoeira já gravaram essa letra.
Para quem ficou curioso, digite no youtube: Wando – Lamento do Capoeira

Presidente do Supremo

            Enfim, o primeiro negro a ocupar a função de Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa. Grande conquista!
           
Quem é você?

            Passou na TV: um menino com um estojo (case) e um violino, correndo por estar atrasado para uma apresentação, é detido por pensarem que ele havia roubado o instrumento. Na Delegacia, teve de tocar uma música clássica para provar que o violino era dele. A apresentação da qual o garoto estava atrasado foi perdida e o constrangimento foi enorme.
E se ele não fosse negro? Seria detido?

Espaço Cultural Conversa de Capoeira

            Esse é o nome do local organizado por “Ministro”, discípulo de Mestre Nenel, para que os capoeiristas se reúnam e debatam sobre assuntos relacionados à Capoeira. O espaço foi batizado e idealizado pelo Mestre Cafuné, eterno discípulo de Bimba, e fica no município de Lauro de Freitas, vizinho a Salvador (Bahia).


Roda

No próximo sábado (20/10), haverá roda na Praça Central de Biguaçu, às 10h. Em caso de chuva, a roda acontece no Centro Cultural Casarão Born, também na Praça.



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 08


Acarajé na Copa

            McDonald´s patrocinando a Copa já é algo dissonante com esporte, atletas, vida saudável. Pior ainda é essa empresa influenciar a proibição da venda de acarajés durante os jogos. É  na capital baiana, Salvador, que está sendo travado esse debate.
            Os representantes da empresa alegam que dentro dos estádios é impossível a venda, pois oferece risco de queimaduras nos espectadores. Eles solicitam à FIFA que determine a venda somente a dois quilômetros de distância do estádio. A Associação de Baianas do Acarajé afirma que esse tipo de acidente nunca aconteceu nem mesmo no Carnaval.
            O Ofício da Baiana do Acarajé é um patrimônio imaterial do Brasil (registrado no IPHAN), assim como a Capoeira e o Ofício dos Mestres. Censurar a venda é negar a própria brasilidade. Mesmo que o bolinho feito com feijão fradinho e frito no azeite de dendê tenha vindo da África Ocidental (Golfo do Benim) com os negros escravizados daquela região, hoje é um forte traço da identidade do Brasil, mais especificamente da Bahia.
            Está nítida a intenção da patrocinadora em anular uma possível concorrência, mesmo que isso pese em nosso patrimônio cultural.


Brasil e a população carcerária

            O Brasil está em quarto lugar no mundo em população carcerária. São quase quinhentos mil detentos. Os três países com maiores populações prisionais são: EUA, China e Rússia.
            O perfil do detento brasileiro, segundo a Pastoral Carcerária, mostra que a maior parte desta população tem baixa escolaridade, é constituída por negros ou pardos, não possui emprego formal e é usuária de drogas.
            Domingos Dutra, Deputado Federal, diz que uma possível solução para reduzir a população carcerária seria o emprego de detentos em obras públicas e estímulo para que eles estudem durante a permanência na prisão. A legislação já permite que a cada três dias de trabalho um dia seja reduzido da pena total; mas nem todos os governos estaduais exploram essa possibilidade.


Capoeira em Petrópolis (RJ)
           
            Acontecerá, durante os dias 19, 20 e 21, o 31º Encontro Nacional de Capoeira em Petrópolis, Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Estão confirmadas as presenças dos Mestres Ciro, Nenel, Baiano Anzol, Tuti, entre outros. A organização é do Mestre Vuê.


Próximas ações

            Outubro é o mês do Saci-Pererê, dos Batismos Escolares em São José e dos Centros de Educação Infantil. Aguardem confirmação das datas.



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 01


Hora de votar

            No próximo domingo, é dia de eleição. Um dia importante, sem dúvida, mas será que as pessoas não estão depositando no ato de votar a única esperança de mudança na situação dos municípios brasileiros?
            Ouvimos constantemente a frase: “Se queremos mudar, devemos votar no candidato com melhor proposta”. Isso é uma coisa óbvia; mas a meu ver não basta. Temos de fazer a nossa parte, independente de partidarismo ou de escolha de representantes. Como Gandhi já afirmava: “mudar o nosso mundo para então mudar o mundo de todos”.
Para a paz de nossa consciência, mesmo que os eleitos não sejam os que nós escolhemos, não perdemos o direito de reclamar e exigir, pois a Democracia nos garante isso. Mas, quando depositamos somente na eleição a nossa esperança, corremos o sério risco de perpetuar as frustrações que estão estampadas nos rostos dos cidadãos brasileiros.
Sorriremos mais quando fizermos política sem estarmos presos a partidos políticos.

Cotas no Supremo

O Ministro Joaquim Barbosa tem impressionado a todos pela objetividade e sensatez com que vem tratando o julgamento do Mensalão, do qual é relator. Um colunista, aproveitando o destaque que a mídia vem dando, escreveu perguntando ironicamente se Joaquim Barbosa precisou de Cotas para chegar ao cargo de Ministro.
Desta forma, é necessário informar que para ocupar o cargo de Ministro do Supremo, além de notável saber jurídico e reputação ilibada, são basicamente três os requisitos: ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade; ser indicado pelo presidente da República; e ter seu nome aprovado pela maioria dos Senadores. Portanto, especificamente para o cargo de Ministro não há cotas, de fato, mas o número de negros a chegar ao tal “notável saber jurídico” será deveras aumentado com as Cotas nas Universidades públicas, e assim, quem sabe o Ministro Joaquim Barbosa não seja o único negro a ocupar o cargo de Ministro do STF em toda a história do Brasil.
Por fim, a irônica pergunta transparece a falta de entendimento de que as Cotas são essenciais para todo o Brasil, e não somente para os negros.

Aglomerado

            Aglomerado é o nome do programa televisivo que os rappers MV Bill e Nega Gizza vêm encabeçando.
A meu ver, o nome deveria ser “Redenção”, por ser mais conivente com a tentativa do cantor em voltar a ser o Bill do povo, já que ficou desacreditado depois de “Malhação” e “Dança dos Famosos”.
De qualquer forma, o programa está com boa qualidade: grafite em cena; artistas como Alcione, Cidade Negra, Sandra de Sá, entre os convidados; participação do povão e cenário montado embaixo do viaduto Negrão de Lima, pleno subúrbio do Rio de Janeiro; são as notas positivas.
O programa “Aglomerado” passa às 18h30, no canal TV Brasil (02 Tv aberta e 18 Net).

Próxima roda

            A próxima atividade do Projeto Capoeira na Escola será a roda de adultos em Santo Antônio de Lisboa, nesta sexta-feira, às 23h, em frente à Igreja. A arquitetura histórica certamente trará uma grande energia aos jogadores que também comemorarão o aniversário do professor China.