quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Atualização

31 de outubro é o aniversário do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possui até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. A escolha da data é proposital, pois o que se quer é exatamente coincidir com o Halloween (Dia das Bruxas), festa tradicional nos Estados Unidos cada vez mais presente no Brasil, para assim valorizar mais a nossa própria cultura ao invés de assimilar uma cultura americanizada.

Há sete anos, a Associação Cultural Capoeira na Escola comemora o aniversário do Saci.
A contradição em Joinville: o fato positivo

O jornal “A Notícia”, de Joinville, da última quarta (30/10/2013), trouxe uma descrição da programação do evento de comemoração ao aniversário do Saci-Pererê, realizado pela primeira vez naquela cidade:

Dia 31/10 (quinta-feira)
- Abertura do evento – 09h30
- Danças de Saci - 10h com Elizabeth Ferreira
- 15h "Os 10 Sacizinhos" com Alex Nascimento
- 16h "Tatuí O Príncipe do Palmitos" com Humberto Soares

Dia 01/11 (sexta-feira)
- "Os 10 Sacizinhos" com Ale Nascimento - 15h
- Roda de Histórias Ensacizadas - 16h
- Roda de Histórias Folclóricas – 19h30

A contradição em Joinville: o fato negativo

O mesmo jornal “A Notícia” traz a informação de que, da mesma forma que aconteceu em Florianópolis e São José, o feriado do Dia da Consciência Negra foi derrubado às vésperas de acontecer em Joinville.
            Como já descrito em nosso sítio, o Brasil possui onze feriados nacionais, destes, seis são ligados às datas sagradas da Igreja Católica e cinco são datas cívicas. Quando se cogita um (apenas um) feriado relacionado a um herói que fuja do etnocentrismo imperialista – como se pode ver nas qualificações dos feriados – ou a datas importantes de outras religiões, a guerra estará armada.

Formatura e Graduação 2013

• 14 de novembro: Encontro Catarinense de Capoeira Especial – Fundação Catarinense de Educação Especial – São José, às 09h
  • 15 de novembro: Formatura de Professores e Graduação de Instrutores – Centro Cultural Casarão Born – Biguaçu, às 20h
  • 16 de novembro: Batismo e Graduação – Ginásio da Univali – Biguaçu, às 15h

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Exame de Graduação 2013

No próximo sábado (02/11), acontecerão os exames: técnico, de ritmo e teórico, de graduados, instrutores e professores (formandos). O início está marcado para as 14h e será realizado no Centro de Artes Marciais (CAM) de Biguaçu. A entrada é livre.
          A frase tema do exame deste ano é a do jurista Henry Peter Brougham:

“A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar;
fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar”.

Formatura ACCAES 2012 - Contramestre China

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Oficina de Confecção de Cordas de Capoeira

Mestre Tuti realiza Oficina de Confecção de Cordas de Capoeira para Pessoas com Deficiência na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
         Clique na foto para conferir a matéria.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Próximas ações