terça-feira, 30 de setembro de 2014

Atualização 2014 09 30

Apresentações

No último dia 24/09, Mestre Tuti e alunos da Fundação Catarinense de Educação Especial realizaram apresentação de Capoeira na Associação Amigo Down. O diferencial foi o fato de a roda ter sido formada somente por pessoas com Síndrome de Down. O show e a alegria foram certos.
Já na última sexta-feira (26/09), foi a vez de Mestre Tuti fazer um relato de sua experiência no trabalho de Capoeira para pessoas com a Síndrome do X-Frágil.
Sobre essa atividade, saiba mais clicando na foto abaixo.

Voto consciente

No próximo final de semana, o Brasil decide quais serão os seus representantes. A minha escrita aqui é apenas para lembrar que para chegarmos aos dias de hoje com o direito de votar muita gente sofreu e alguns até morreram por isso. Tortura, exílio, cadáveres ocultados, eram a temática para a manutenção do poder na época da Ditadura.
Cientes disso, votar nulo ou em branco é jogar fora um direito adquirido a duras penas. Que estamos cansados do estereótipo do político moderno é um fato. Cabe a cada um de nós a análise profunda da trajetória de cada candidato para elegermos os que mais se aproximam de nossas ideologias.
Votar é um ato de cidadania, portanto, não pode ser descartável.

Próximas rodas

11 de outubro: Roda na Praça de Biguaçu, às 15h. Em caso de chuva, será no Centro Cultural Casarão Born.
         18 de outubro: Roda de aniversário do Mestre KB Lera, em Brusque, às 18h.

Campeonato Jogo de Ouro: Resultados

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Atualização 2014 09 16

Encontro de Graduados

No próximo dia 27 de setembro, acontecerá mais uma etapa da capacitação de graduados da Associação Cultural Capoeira na Escola.
Será às 15h, no Centro de Artes Marciais.

Campeonato Jogo de Ouro – 2014

A Olimprocasa – Jogos comunitários contra as drogas e o analfabetismo – chegou à sua 24ª edição. Dentro da programação esteve o campeonato Jogo de Ouro, organizado pela Associação Cultural Capoeira na Escola, que contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas, entre atletas, alunos da Educação Especial (FCEE, Lar São Gabriel e APAE-Biguaçu), crianças da Educação Infantil, pais, educadores, grupo Capoeira Camará de Brusque e público externo.
            Na próxima atualização, postaremos os resultados.
Clique na imagem e confira as fotos.

Tempos Extremos

O novo livro de Miriam Leitão, Tempos Extremos, é um romance que trata de dois períodos bastante violentos de nosso país: a Escravidão e a Ditadura.
            Findada a leitura, postarei o ponto de vista.

O Racismo na era das redes sociais

O historiador Paulino Cardoso foi certeiro quando perguntado sobre a repercussão do caso Aranha (goleiro que foi xingado de macaco pela torcedora do grêmio) nas redes sociais: Ele afirmou que antigamente, o Movimento Negro dizia que existia o Racismo e muitos não achavam que fosse verdade. Com as redes sociais, o Racismo se escancara e o mito da Democracia Racial cai por terra em instantes.
Além desse argumento, o Professor Paulino apresentou dados que provam a ascensão econômica da população negra no Brasil, ocupando espaços outrora dominados pela elite de origem europeia, gerando assim, a verbalização das aversões e a concretização de mais casos de Racismo.