segunda-feira, 20 de julho de 2015

Atualização 2015 07 20

A mente de iniciante


Em toda a minha trajetória de Capoeira já fiz de tudo que se possa imaginar: os mais diferentes jogos; apresentações em tudo que é canto; incontáveis viagens; entrevistas ao vivo; palestras; gravações de discos; publicação de livro; peças de teatro; bate-papo com ilustres Mestres da Velha-Guarda; na raça e também um pouco ali e aqui, aprendi a confecção de berimbau, pandeiro, caxixi, reco-reco, agogô; entre tantos aprendizados que o mundão da Capoeira me trouxe.
Sei que em cada uma das citações anteriores ainda tenho muito que aprender, mas numa outra citação eu não havia nem começado o aprendizado: a confecção do atabaque. Falo do bojo, da carcaça de madeira, pois encordoar e encourar eu já fazia desde que comecei a treinar.
No último fim de semana, os educadores e graduados do Projeto Capoeira na Escola, tendo a frente o Instrutor Algodão-Doce, conseguiram confeccionar a carcaça de um atabaque Rumpi, e a mente de iniciante se refez em mim.






















Relançamento de livro


            Um livro clássico sobre Capoeira acaba de ser relançado. Chama-se “Capoeira Angola: Ensaio Sócio-Etnográfico”, de Waldeloir Rego, publicado na Bahia, em 1968. O relançamento é fruto do Programa Capoeira Viva, proposto pelo Ministério da Cultura e realizado pela Fundação Gregório de Mattos com patrocínio da Petrobrás.

            Segundo alguns pesquisadores, o livro original é peça rara e chega a ser vendido por oitocentos reais em sebos.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Atualização 2015 07 14

Feira da Freguesia

No último dia 12 de julho (domingo), Mestre Tuti com apoio dos Instrutores Juba e Algodão Doce, e dos alunos: Borracha, Grilo, Lelê, Isqueiro, Picareta, Enxada, He-man, Soluço e Araketu, realizaram apresentação de Capoeira com os alunos da Fundação Catarinense de Educação Especial na Feira da Freguesia.
A Feira da Freguesia acontece sempre no 2º domingo do mês, no Centro Histórico de São José, e é composta por apresentações culturais, food-truck, barracas diversas e recreação. No mês de agosto, será a vez das crianças da ASMUB apresentarem a Puxada de Rede.

















Elisabete Anderle


O Presidente da Associação Cultural Capoeira na Escola, Luís Roberto Pereira (Professor Cabrito), assinou, no dia 06 de julho, o contrato para o recebimento do Prêmio referente ao Edital Elisabete Anderle.
A partir de agora, a ACCAES começa a colocar em prática os procedimentos para que o Simpósio Catarinense de Capoeira: Patrimônio Cultural da Humanidade seja um evento de alta qualidade.

Registro: Encontros de Graduados

Como forma de atualização de Educadores e capacitação dos Graduados, a Associação Cultural Capoeira na Escola vem realizando encontros mensais para aprendizado e aprofundamento em diferentes áreas.
Já aconteceram os encontros sob a responsabilidade dos seguintes educadores:

Mestre Tuti: Confecção de Berimbau;
Instrutor Maneca: Confecção de Trajes de Maculelê;
Instrutor Tarzan: Fora das Drogas, Dentro da Roda;
Instrutor Juba: Marketing para Capoeiristas; e
Professor Cabrito: Noções de Primeiros Socorros.

Estes são os próximos temas:

Professor Corcel: Samba de Roda;
Instrutor Algodão-Doce: Confecção de Atabaque;
Instrutor Ligue-Ligue: Nutrição; e
Mestre Tuti: Capoeira para Pessoas com Deficiência.

Recesso

O primeiro semestre chegou ao fim e, de acordo com o calendário escolar, os treinamentos nos núcleos do Projeto Capoeira na Escola entram em recesso, retornando a partir de 03 de agosto. Os treinamentos de adultos continuam normalmente.
No segundo semestre, teremos pela frente: Noite do Conto; Campeonato Jogo de Ouro; Graduação Anual; Simpósio Catarinense de Capoeira e Encontro Catarinense de Capoeira Especial.