sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Noite do Conto 2016

Noite do Conto



            Sentir-se como um Griot: essa é a proposta da Noite do Conto. Mas, o que é um Griot? É uma expressão que designa o ‘contador de história’, o guardião da memória responsável pela transmissão, de forma oral, de conhecimentos ancestrais dos povos tribais africanos; sendo, assim, de muita relevância para a integração entre jovens e adultos.
            Valem duas citações para entendermos a importância da história oral. A primeira é a de que a escrita tem aproximadamente quatro mil anos, enquanto a história oral, quinze mil anos. A segunda é a fala de Amadou HampatêBá, um tradicionalista africano, que disse:“cada velho que morre é uma biblioteca que desaparece”.
            Dessa forma, não visando somente finais felizes, e nem imposição de valores morais por parte dos contadores, a Associação Cultural Capoeira na Escola promoverá a “Noite do Conto”. Será no próximo sábado (20/08), às 20h, no Casarão Born, Centro de Biguaçu.
            Como forma de garantir um bom andamento do evento, sugerimos alguns procedimentos:
- os temas e formas de expressão são livres e vão de comentários sobre uma música escolhida; sobre a origem de seu nome; contar uma lenda ou história de ninar ouvida quando criança; contos africanos etc.;
- evitar histórias usuais em meios eletrônicos (correntes; boatos virtuais e lendas urbanas); e
- programar para que a sua história não passe de sete minutos, já que haverá várias pessoas aguardando a vez.
            Segundo Marilene Melo: “Contar e ouvir histórias são formas de manter a socialização entre os indivíduos, compartilhando experiências. O poder de usar a palavra nos possibilita fazer a tarefa do Griot, ouvindo a voz do outro, aprendendo e repassando saberes, reconstruindo histórias, recriando enredos; seremos os portadores das vozes guardadas no passado mais recente, do momento de aculturação da história do povo africano.”.
            Sinta-se um Griot. Participe da “Noite do Conto”!


sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Atualização 2016 08 12

Lembretes:

Sábado (13/08)
- Apresentação C.E.I. Lar Feliz, Bairro Bom Viver, às 09h30.
- Roda na Praça Central, às 10h30.

Sábado (20/08)
Noite do Conto, Casarão Born, às 20h.



segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Atualização 2016 08 01

Próximas atividades

            Segundo semestre começando e a Associação Cultural Capoeira na Escola tem muito trabalho pela frente. Em agosto (20), acontece a Noite do Conto; em setembro, três eventos: Campeonato Jogo de Ouro, Encontro de Capoeira para Educação Infantil, e a Semana Inclusiva; em outubro, a Semana do Saci-Pererê; e em novembro, o Encontro Catarinense de Capoeira Especial e o Batismo e Graduação anual do Projeto Capoeira na Escola. Ainda, muitos treinos e rodas, bem como os Encontros de Graduados, tendo como um dos temas a busca de vergas na mata.


Registro I


Parabéns ao Contramestre Cabrito por sua formatura em Educação Física (Udesc).

Registro II

Seguem as condolências da Associação Cultural Capoeira na escola ao Professor Magau e a todo o grupo Camará Capoeira pela perda incomensurável. Que a Capoeira seja um auxílio para o conforto de nossos corações.

Exposição sobre Cruz e Souza


            Os desenhos e pinturas dos alunos do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) - com o tema “Lendo e relendo Cruz e Souza” - segue em cartaz no Hall da Biblioteca Pública do Estado, no Centro de Florianópolis, até o dia 12 de agosto.
            Os espectadores conhecerão mais uma das faces da Educação Especial e se aprofundarão sobre a obra do poeta negro catarinense de maior destaque. 





Encontro de Graduados

            Nossos agradecimentos aos atletas Dheiwid Kaihori e Bruno Bastos Venâncio, e à Academia Move Fit pela tarde de muito aprendizado do dia 23 de julho.