sábado, 18 de dezembro de 2010

Programa Falando - TV COM (RBS)

Na última quinta-feira (16/12), o Projeto Capoeira na Escola participou do programa FALANDO (TV COM - Grupo RBS). Foram apresentados os diferentes perfis femininos que jogam Capoeira: crianças, adultas, mães e filhas, pessoas com deficiência, melhor idade. O clima foi tão descontraído e rico de informações que entusiasmou a apresentadora Naia Coral a arriscar os primeiros passos na roda de Capoeira. Em breve, postaremos o vídeo do programa

Fala Capoeira

Segue abaixo, a coluna semanal “Fala Capoeira”

Noel Brasileiro

Em plena transição de primavera para verão, época de clima quente no Brasil, temos uma enxurrada de imagens de um homem com roupões felpudos, botas, gorro e uma barba enorme, numa desarmonia total com o momento do país.
Mas escrevo hoje para falar de outro Noel, centenário e brasileiríssimo, diga-se de passagem. É o gênio Noel Rosa (11/12/1910), que passou por Florianópolis há 78 anos. Ele gravou mais de duzentas e cinquenta músicas em seus, apenas, vinte e seis anos de vida. Sua apresentação dividida em quatro sessões foi realizada no Cine Glória (hoje Lojas Milium) em 05 de junho de 1932 com o Grupo “Azes do Samba”.
Se o tal “Papai Noel” fizesse uso de uma das músicas mais conhecidas do Noel Brasileiro, perguntando: “Com que roupa que eu vou...?”, certamente não estaria com o traje descrito acima.

Reinauguração da Roda

Nesta quinta-feira (16/12), às 19h, será reinaugurado o espaço para a prática de Capoeira na Praça Central de Biguaçu. O concreto sem borda, rachado e mal pintado deu lugar à obra de primeira qualidade feita com tela de arame na base, borda circular de ferro, concreto usinado polido e com cortes para dilatação que evitam rachaduras.
            A reforma era um anseio dos Capoeiras e foi realizada com a intervenção da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. A coluna Fala Capoeira registra o agradecimento da Associação Cultural Capoeira na Escola pelo apoio da municipalidade em suas ações.

O olhar do leigo

Somente quem desconhece a história de maus-tratos baseada em castigos, surras, humilhações e exigências desumanas de perfeição, é que podem ficar eufóricos com a presença do pai do eterno Michael Jackson. Sua estada em Florianópolis para o lançamento de um livro deixa clara a rapina, o aproveitamento da imagem do filho - outrora torturado - para benefício próprio.
Para cima de mim?

O paradoxal Monteiro Lobato

O escritor que adotou o Saci-Pererê, dando-lhe um salto de popularidade, é o mesmo que dissipa colocações impróprias sobre a questão racial.
Monteiro Lobato era adepto do movimento eugenista – “ciência” que se ocupa com o estudo e cultivo de condições que tendem a melhorar as qualidades físicas e morais de gerações futuras - e seu livro “O Presidente Negro” deixa essa sua escolha muito evidenciada.
Outro livro do escritor está gerando polêmica. Trata-se de “Caçadas de Pedrinho”. Segundo a doutora Nilma Lino Gomes (UFMG) “o livro foca, de maneira mais específica, a personagem feminina e negra Tia Nastácia e as referências aos personagens animais tais como urubu, macaco e feras africanas. Estes fazem menção revestida de estereotipia ao negro e ao universo africano, que se repete em vários trechos do livro analisado.”.
Segundo uma nota técnica explicitada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a obra em questão “só deve ser utilizada no contexto da educação escolar quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil”, apontando a importância da formação dos professores para “que sejam capazes de lidar com este tipo de situação no cotidiano escolar”.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Nacional do Samba

A Associação Cultural Capoeira na Escola (ACCAES) promoverá, na próxima quinta-feira (02/12), o “Casarão do Samba - 2010”. O evento marca no município a homenagem ao Dia Nacional do Samba, e tem como eixo a reunião de músicos de samba de raiz.
O ritmo nascido no Brasil, mais especificamente na região do Recôncavo Baiano, tem influência do ‘Semba’, um ritmo africano. Partindo da Bahia para o Rio de Janeiro, o Samba expande-se para o mundo e torna-se um diplomata da cultura nacional.
O Dia Nacional do Samba é comemorado em todo o Brasil em homenagem a Ary Barroso, que visitou a Bahia pela primeira vez em 02 de dezembro, depois de ter composto a música "Na baixa do sapateiro", que enaltece o estado nordestino. A partir de então, a comemoração da data foi espalhando-se por todo o país.
A iniciativa da ACCAES tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer; do Supermercado Mercocentro; do site Dudunafesta; dos músicos Agostinho Borba, ‘Neném Maravilha’ e Severo ‘do Cavaco’; bem como do Sambista e responsável pela coluna de jornal “O Cavaquinho”, ‘Clébinho’ Pereira.
Vale destacar que a entrada é gratuita e o evento terá início às 19h30min, no Casarão Born, Centro.