segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 12 10

Formatura 2012

A quarta formatura, bem como a graduação de instrutores, do Projeto Capoeira na Escola foi uma solenidade sem precedentes na capoeiragem catarinense. No dia 30 de novembro, o Centro Cultural Casarão Born foi palco para um show de 60 minutos, iniciado rigorosamente no horário, com direito a trilha sonora para apresentação dos convidados; jogo de luz e máquina de fumaça; vídeos e fotos dos formandos e graduandos; rodas (São Bento Grande e Iúna); e apresentação de Maculelê sob a luz negra para encerrar.
        O ponto auge da solenidade foi o corredor de berimbaus para a entrada dos pais com as almofadas brancas trazendo as novas cordas dos formandos – Contramestre China e Professor Hiena - ao som do Coral África Manbazo.
            As presenças dos Mestres Boinha e Cafuné enalteceram a noite e o coquetel servido após a cerimônia brindou a todos os presentes.
O sentimento de exaltação à Capoeira foi enfatizado em todas as falas dos amigos e familiares.
Graduaram-se: Instrutores: Foca, Tarzan, Juba, Ligue-Ligue, Gíria e Chaiane; e estiveram presentes os capoeiristas: Milico (Jaraguá do Sul); Magau, Teto, Mintirinha e Batatinha (Brusque).

Formaturas anteriores

Ø  Professora Rosa (2004)
Ø  Professor China (2006)
Ø  Contramestra Rosa e Professor Cabrito (2009).

Batismo e Graduação

No dia 01/12 (sábado), no Ginásio Nagib Sallum, aconteceu o Batismo e Graduação dos alunos atendidos pelo Projeto Capoeira na Escola. Cerca de quinhentos alunos receberam as novas cordas e puderam presenciar uma roda de Capoeira Regional de acordo com os preceitos de Mestre Bimba realizada pelos educadores da ACCAES, com a participação dos Mestres Boinha e Cafuné e demais capoeiristas.

Lançamento de livro

Mestre Cafuné fez o lançamento de seu livro em Santa Catarina no dia 01/12, às 20h, no Centro Cultural Casarão Born. Leitura obrigatória àqueles que buscam conhecer a autêntica Capoeira Regional.
            A Doutora Maria Cecília de Paula, Professora da UFBA, na apresentação do livro, foi muito feliz em seu poder de síntese quando diz: “Este livro traz um pouco da “Capoeira Iluminada”, da arte e do encantamento da capoeira de Bimba, a partir dos olhos, da alma e do corpo de Mestre Cafuné”. Ainda: “ele brinda-nos com a história de um dos maiores educadores populares do Brasil, utilizando-se para isso de uma escrita suave como um cafuné”.
            Os interessados em adquirir o livro “Ele Não Joga Capoeira; Ele Faz Cafuné” podem entrar em contato pelo endereço eletrônico: cafunecapoeirabimba@ig.com.br

Aniversário da Biblioteca Municipal

Na próxima sexta (14/12), às 16h, a Associação Cultural Capoeira na Escola fará apresentação na comemoração do aniversário da Biblioteca Pública Municipal de Biguaçu.