quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Atualização

31 de outubro é o aniversário do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possui até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. A escolha da data é proposital, pois o que se quer é exatamente coincidir com o Halloween (Dia das Bruxas), festa tradicional nos Estados Unidos cada vez mais presente no Brasil, para assim valorizar mais a nossa própria cultura ao invés de assimilar uma cultura americanizada.

Há sete anos, a Associação Cultural Capoeira na Escola comemora o aniversário do Saci.
A contradição em Joinville: o fato positivo

O jornal “A Notícia”, de Joinville, da última quarta (30/10/2013), trouxe uma descrição da programação do evento de comemoração ao aniversário do Saci-Pererê, realizado pela primeira vez naquela cidade:

Dia 31/10 (quinta-feira)
- Abertura do evento – 09h30
- Danças de Saci - 10h com Elizabeth Ferreira
- 15h "Os 10 Sacizinhos" com Alex Nascimento
- 16h "Tatuí O Príncipe do Palmitos" com Humberto Soares

Dia 01/11 (sexta-feira)
- "Os 10 Sacizinhos" com Ale Nascimento - 15h
- Roda de Histórias Ensacizadas - 16h
- Roda de Histórias Folclóricas – 19h30

A contradição em Joinville: o fato negativo

O mesmo jornal “A Notícia” traz a informação de que, da mesma forma que aconteceu em Florianópolis e São José, o feriado do Dia da Consciência Negra foi derrubado às vésperas de acontecer em Joinville.
            Como já descrito em nosso sítio, o Brasil possui onze feriados nacionais, destes, seis são ligados às datas sagradas da Igreja Católica e cinco são datas cívicas. Quando se cogita um (apenas um) feriado relacionado a um herói que fuja do etnocentrismo imperialista – como se pode ver nas qualificações dos feriados – ou a datas importantes de outras religiões, a guerra estará armada.

Formatura e Graduação 2013

• 14 de novembro: Encontro Catarinense de Capoeira Especial – Fundação Catarinense de Educação Especial – São José, às 09h
  • 15 de novembro: Formatura de Professores e Graduação de Instrutores – Centro Cultural Casarão Born – Biguaçu, às 20h
  • 16 de novembro: Batismo e Graduação – Ginásio da Univali – Biguaçu, às 15h