terça-feira, 7 de abril de 2015

Atualização 2015 04 07

Exposição de fotos da COMCAP

       Fantástica a iniciativa de Maristela Giassi em fotografar as mulheres que trabalham na Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), responsável pela limpeza da cidade. A exposição está instalada na Biblioteca Pública Professor Barreiros Filho, no Estreito, e vai até o dia 16 de abril, das 8h às 22h.
          A maior parte dos garis do Brasil é formada por negros, o que aumenta a perversa invisibilidade social sofrida por esses profissionais. Isso não é de hoje, pois desde o tempo do Império já eram relegados ao negro os mais insalubres ofícios. Naquela época, a limpeza da cidade era feita pelos cativos que levavam baldes de dejetos humanos para despejar nas fossas. Frequentemente, a urina dos senhores escorria dos baldes e tingia de listras amarelas o corpo negro, o que gerou o pejorativismo da sociedade eurodescendente em chamá-los de “tigres”.
         Num caso contemporâneo de menosprezo aos negros e à profissão de gari, o jornalista Bóris Casoy chacotou dois garis paulistas que desejavam a todos os brasileiros um feliz ano novo. Por conta de um microfone aberto, foram ouvidas as palavras do demagogo jornalista: “Que m…, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras. Dois lixeiros, o mais baixo da escala do trabalho”.
       Por tudo o que foi dito aqui, a exposição que mexe positivamente com a auto-estima das mulheres da Comcap torna-se imperdível.

Roda

            No próximo sábado, haverá roda do Projeto Capoeira na Escola na Praça Central de Biguaçu, às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário