segunda-feira, 18 de maio de 2015

Atualização 2015 05 18

Cidadão Samba

O Carnaval de Florianópolis acaba de perder mais um de seus personagens ilustres, Jorge Luiz Arcênio. Ele ficou conhecido por ser um excelente passista e pelos malabarismos que fazia com o seu pandeiro. Esteve em Biguaçu se apresentando em um dos eventos anuais de graduação do Projeto Capoeira na Escola.
Luz!

Revisão de texto: Será que é amor?
Mestre Tuti - 2010.

A minha relação com a Capoeira é de amor. Está claro para mim. Mas não consigo, assim como o poeta Arlindo Cruz (abaixo), definir o que é o Amor. Apenas detecto quem sente algo semelhante, e quem, por outro lado, engana a si próprio. Essa capacidade de identificação - penso eu - se dá pela minha experiência na Capoeira: a um mês de completar vinte e seis anos de prática.
Definir não consigo, mas algumas coisas soam óbvias: quem ama supera as dificuldades; faz questão de estar junto por não conseguir ficar longe; estabelece uma via de mão dupla com o jogo, com o berimbau, com o suor da camisa no pós-roda; entende que toda aquela magia só acontece se fazendo presente, pois é consciente de ser um microuniverso, e, por isso, tão importante para o macrouniverso capoeirístico.
Egoisticamente, o que pensa amar a Capoeira se afasta e não tem problemas de auto-cobrança. Esquece-se do que disse Mestre Decânio: “A Capoeira parece um embate de corpos, mas é a junção dos corações”. Ou seja, nossos corações são necessários para o jogo.
Como dizia Mestre Pastinha ‘...o fim da Capoeira é inconcebível ao mais sábio dos Mestres...”, portanto, ninguém na Capoeira pode dizer que no meio do caminho tinha uma pedra; mas aqueles que chegaram a longas distâncias, certamente passaram por milhões de dificuldades e superaram todas. Caso contrário, seriam apenas mais um dos confortados por suas próprias desculpas.
E você, ama a Capoeira?!

... Disseram uma vez que o danado do Amor pode ser fatal; dor sem ter remédio pra curar. Disseram também que o Amor faz bem e que vence o mal. Até hoje ninguém conseguiu definir o que é o Amor...”

Fora das Drogas, Dentro da Roda

            No último sábado, o Instrutor Tarzan ministrou palestra sobre a importância de se manter longe das drogas lícitas e ilícitas. Na oportunidade, as crianças, jovens e adultos presentes puderam relatar suas experiências quando expostos aos convites de entrada ao mundo sem volta dos alucinógenos. A discussão objetiva a blindagem dos participantes por meio da consciência dos males a serem cobrados daqueles que optam pelo uso.

Informação sobre a roda/treino

A roda/treino da próxima sexta-feira será às 22h, no CAM, por motivo de cessão de espaço, das 20h30 às 22h, a uma competição de Karatê.

Arraiá da Capoeira

Vem aí a Festa Junina da Capoeira. Será no dia 12 de junho, sexta-feira, na Associação de Servidores Municipais de Biguaçu (Asmub), a partir de 19h. Será uma boa data para os namorados oferecerem uma maça do amor e um recadinho do coração a seu par.

Nenhum comentário:

Postar um comentário