sábado, 30 de abril de 2016

Atualização 2016 04 30

Fórum sobre Violência Urbana

Segue link com matéria relativa ao Fórum sobre Violência Urbana realizado pelo Conselho Comunitário da Procasa e que contou com a participação de Mestre Tuti relatando a experiência do Projeto Capoeira na Escola em usar a cultura afro-brasileira como uma das possibilidades de prevenção à violência.

Clique e assista

Festival Interno de Cantigas e Cantadores

Hoje (30/04), às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Biguaçu, acontecerá o anual Festival Interno de Cantigas e Cantadores de Capoeira.

Próximas atividades do Projeto Capoeira na Escola

06 de maio: Roda/treino de Capoeira Regional com o Contramestre Cabrito, às 21h, no CAM
07 de maio: Roda mensal na Praça de Biguaçu, às 15h

14 de maio: O Pulo do Gato - Festival de Acrobacias de Capoeira, às 09h, no auditório da Univali-Biguaçu.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Atualização 2016 04 19

Turismo de Experiência

Segue link com mais uma matéria sobre o Turismo de Experiência, o qual conta com a participação da Associação Capoeira na Escola.

Bem-te-vi

A ACCAES parabeniza a Instrutora Bem-te-vi pela sua formatura em Licenciatura em Educação Física. A cerimônia de colação de grau aconteceu no dia 14 de abril, na Univali-Kobrasol.

Clique e leia o relato da Instrutora Bem-te-vi

Cantigas do Mestre Nestor Capoeira

Estas cantigas (duas em uma) do Mestre Nestor Capoeira são bem antigas, mas retratam muito bem a relação de respeito e gratidão a qual o discípulo deve ter com seu Mestre.

O menino quem te fez
Quem rezou tua cabeça
Quem te batizou as pernas
Quem te curou de doença
Menino quem te fez
Quem te deu tanta malícia
Quem te mostrou a beleza
De dançar dentro da briga, camará?.

Próximas atividades

28 de abril: Roda de Graduados, às 22h30, no CAM
29 de abril: Roda/treino com o Instrutor Ligue-Ligue, às 21h, no CAM
30 de abril: Festival Interno de Cantigas, às 15h, no auditório da Biblioteca Municipal de Biguaçu

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Atualização 2016 04 08

Fórum de Violência Urbana

Atualmente, vivemos em tempos de querer tratar apenas os efeitos colaterais da falta de segurança, chegando ao cúmulo de alguns acharem que com a volta da Ditadura Militar tudo seria mais calmo. Esquecem - ou não sabem - que aquela época foi a que teve mais casos de tortura, prisões e mortes de inocentes, muitas vezes nem investigados.
Já o Professor Marcos Canetta e o Instituto Liberdade propõem um momento para debater sobre as possibilidades de tratar as causas da violência urbana, que acometem principalmente os bairros e comunidades mais carentes.
Será no dia 16 de abril, a partir de 09h30, no Centro Comunitário da Procasa. Inscrições no e-mail: marcoscaneta@bol.com.br

Rodas

Hoje, sexta-feira, é dia de roda/treino sob o comando do Instrutor Algodão-Doce. Será às 21h, no Centro de Artes Marciais (CAM-Biguaçu).
            No sábado, acontece a roda mensal do Projeto Capoeira na Escola. Será na Praça Central de Biguaçu, às 15h.

Após a roda mensal, acontecerá a 1ª Etapa de Encontro de Graduados – 2016. O tema será a elaboração do acervo da Associação Cultural Capoeira na Escola.