sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Cultura Afro-brasileira na Praça

O Projeto “Cultura Afro-Brasileira na Praça” será realizado por meio da apresentação de três manifestações culturais afro-brasileiras: Maculelê, Puxada de Rede e Capoeira, na Praça Central de Biguaçu, neste sábado (04/12), às 17h.

Conheça melhor: 

Maculelê: Esta "dança de bastões" tem origem afro-indígena. Foi trazida pelos negros e mesclada com a cultura dos índios que aqui já viviam. A característica principal é a batida dos porretes uns contra os outros em determinados trechos da música que é cantada acompanhada pela forte batida do atabaque. Os passos da dança se assemelham muito aos do frevo pernambucano; são saltos, agachamentos, cruzadas de pernas etc.

Puxada de Rede: Coreografia que conta a história de um pescador que, ao sair para o mar, despede-se de sua mulher e a deixa preocupada e com maus pressentimentos. Quando retornam, a esposa dá pela falta do marido e os pescadores dizem a ela que ele caiu no mar por conta de um descuido. Vida e morte, alegria e tristeza: a dualidade humana emociona nessa rica expressão da cultura afro-brasileira.

Capoeira: Intrínseca com a história de nosso país, a Capoeira, filha brasileira de pais africanos, surgiu como luta do negro cativo e desarmado em busca de sua liberdade. Estes, para não serem proibidos de praticar, camuflavam com instrumentos musicais e palmas.

Essa ação é apoiada pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), e da Lei Federal de Emergência Cultural, a Lei Aldir Blanc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário