quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Campeonato Jogo de Ouro

Quando acontece a dedicação à pesquisa e enxerga-se com os olhos do povo, nota-se a riqueza da cultura afrodescendente e sua força de perpetuação por meio da transmissão familiar, chamada no meio acadêmico de História Oral. Nota-se também que a música, o linguajar, e mais especificamente a Capoeira, são expressões vivas na memória corporal cotidiana do povo brasileiro e se mantém assim por mais de quatrocentos anos e precisam urgentemente de visibilidade e atenção de toda a sociedade. Daí a importância de organizar e criar meios de preservá-las.
     No intuito de estimular o treinamento em duplas como forma de desenvolvimento técnico da Capoeira e aproveitando o momento da competição para tratar de assuntos pertinentes à educação das crianças e jovens envolvidos, é que a Associação Cultural Capoeira na Escola (ACCAES), em parceria com a Prefeitura Municipal de Biguaçu, representada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, e a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), promove o Campeonato Jogo de Ouro.
        Trata-se de uma competição de Capoeira permeada por vídeos educativos relacionados a diversos temas, tais quais: racismo, bullying, drogas, importância da família etc., em que os jogadores competirão em duas modalidades: jogo livre e jogo combinado; ambas com jogos de 40 segundos de duração.

O quê: Campeonato Jogo de Ouro
Quando: 28 de setembro de 2013, às 09h
Onde: Ginásio da UNIVALI, Centro de Biguaçu
Organização: Associação Cultural Capoeira na Escola e Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Biguaçu