sábado, 19 de abril de 2014

Feliz Páscoa


Feliz Páscoa

Há cerca de dois mil anos, nascia uma criança que transcenderia as barreiras das religiões; que seria querida e tida como referência por seguidores de diferentes credos e até mesmo por pagãos. O Ocidente, com sua cultura predominantemente eurodescendente, insiste em mostrar sua imagem como a de um loiro de olhos azuis, estilo hollywoodiano, impresso em milhares de quadros artísticos e estatuetas mundo a fora. Com o filtro do senso crítico e dos estudos, muitos desses na própria vivência da Capoeira - por meio do contato com os microorganismos das rodas em que ficamos com os pés e mãos sujos -, e nos diálogos extra-sensoriais com os mestres veteranos, torna-se fácil tirar a máscara ideológica e ver a real face desse homem maravilhoso.
De pele escura e cabelos pixaim, ele andava entre os leprosos e os mendigos, curava-os, encantava-os, da mesma forma que encantava e fazia renderem-se às suas reflexões os grandes filósofos. Infelizmente, a força do capital faz com que essa biografia fique em segundo plano para a maioria das pessoas. Mas, sempre é hora de exaltar suas falas, entre as quais se destacam duas: “Bem aventurados os homens de boa vontade”, já que a boa vontade supera a falta de talento e transfere um homem da ignorância para a sapiência; e “Ama ao próximo como a ti mesmo”, aqui se incluem todos os seres vivos, o respeito à flora, e a todos que colaboram para o ecossistema capoeirístico, especificamente.
Páscoa é renascimento de Jesus e dos ideais de esperança; significa passagem. Portanto, é hora de propor mudanças internas e ressurgimentos em nosso proceder.


Nenhum comentário:

Postar um comentário