domingo, 27 de abril de 2014

Dinheiro e invisibilidade são antônimos


Assista à entrevista
Clique para assistir à entrevista


Djavan, Lupita e o meu argumento

Há um tempo, circulava por e-mail o link de um vídeo de Morgan Freeman desconsiderando a data relacionada à Consciência Negra. Eu respondi da seguinte forma a quem me enviou:

Morgan Freeman é um excelente ator, mas, por ser milionário, não sente a necessidade da oportunidade de discussão que a data oferece; logo, as agruras sofridas pelos negros pobres dos guetos americanos não afetam alguém com o perfil sócio-econômico dele. A cor do ator passa a não mais ser percebida. Quanto mais rico, menos será visto como negro  pelos outros e por ele mesmo. Dinheiro e invisibilidade são antônimos.
Quando Freeman pergunta "- Qual é o mês da consciência branca?", a resposta é fácil: todos os outros onze meses do ano, já que o que domina nas Américas é o ideário eurodescendente.”

Para corroborar com o argumento acima, seguem duas publicações recentes. Na semana passada, o virtuoso cantor, Djavan, esteve em Florianópolis e cedeu entrevista ao Jornal do Almoço. Quando perguntado (por volta de 08min30s) se já havia sido discriminado por ser negro, ele respondeu:
“- É óbvio. O negro sofre preconceito desde que nasce até o final da vida. Mas as coisas vão se transformando. Uma pessoa quando fica famosa, conhecida por todos, as outras vão se relacionando de forma diferente. É como se você perdesse a cor e adquirisse uma cor válida para todos, digamos. Mas, mesmo assim, você sofre preconceito (...) O negro, de um modo geral, deve demonstrar dupla capacidade para poder conseguir as coisas. E eu conclamo a comunidade negra a brigar diariamente pelo nosso espaço. É difícil, mas a gente consegue. (...)”

A segunda publicação: “Atriz Lupita Nyong'o é eleita a mulher mais bonita do mundo pela Revista People.”. A matéria causa a seguinte reflexão: será que o resultado da eleição da revista só aconteceu por Lupita ter conquistado o título de melhor atriz coadjuvante de 2014, pelo filme 12 Anos de Escravidão?

Festival: O Pulo do Gato

            No dia 10 de maio, no Ginásio Municipal Nagib Sallum, acontecerá mais uma edição do Festival: O Pulo do Gato – Acrobacias de Capoeira.
            Será a partir de 09h e a entrada é 01 kg de alimento não perecível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário