sexta-feira, 2 de maio de 2014

Cotas em Concursos Públicos Federais


No dia 26 de março, ocorreu a aprovação na Câmara dos Deputados do Projeto de Lei (PL) 6.783/13 que reserva aos negros 20% (vinte por cento) das vagas dos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal.
           O Instituto Laeser, coordenado pelo Professor Marcelo Paixão, realizou um estudo para avaliar a potencialidade de transformação do perfil do funcionalismo público do país, ainda predominantemente branco. Para isso, analisou a classificação ocupacional dos funcionários públicos estatutários brasileiros, desagregados pelos grupos de cor ou raça, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010. 
         Entre os resultados encontrados, chama atenção o crescimento do peso relativo dos pretos & pardos na medida em que as ocupações se encaminham rumo aos grupamentos ocupacionais de menor prestígio e remuneração. Por exemplo, enquanto entre os Médicos a proporção de pretos & pardos não chegava sequer a um quinto do total, no grupamento ocupacional dos coletores de lixo e de material reciclável, o peso relativo dos pretos & pardos era de 70,2%.


Para mais informações, clique na tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário