terça-feira, 6 de maio de 2014

Festival: O Pulo do Gato - 2014



A Associação Cultural Capoeira na Escola, com apoio da Prefeitura Municipal de Biguaçu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul), e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), aproveita a proximidade da data 13 de Maio, assinatura da Lei Áurea, para propor reflexões sobre a escravidão durante uma competição de acrobacias de Capoeira dividida em quatro modalidades:
·         acrobacias básicas;
·         saltos;
·         equilíbrio; e
·         movimento extraordinário,
permeada por debates, mostra de vídeos educativos e apresentações culturais.
            O nome do Festival é oriundo da fábula em que o gato é, analogamente, a própria Capoeira, que enfrentou e enfrenta as onças do racismo, preconceito, descasos e discrepâncias sociais, sempre buscando subterfúgios e dissimulações para manter-se viva. Vide: a época de proibição de sua prática; o abandono histórico dos Mestres veteranos pelo poder público; os preconceitos correlatos etc.

A Fábula:

A onça vivia admirada com a agilidade do gato. Curiosa, resolveu pedir-lhe umas aulas. O felino doméstico aceitou e começou a ensiná-la.
Achando que já havia aprendido tudo, a onça resolveu devorar o gato; mas ele, ágil, pulou de lado e sumiu sem que ela percebesse.
Dias depois, ao encontrá-lo, a onça perguntou: - ‘Pois é, compadre, esse pulo você não me ensinou!...‘ O gato, aliviado, respondeu: - ‘É ele, comadre, que me mantém vivo!‘

Serviço:

Tema: Festival ‘O Pulo do Gato’ – Acrobacias de Capoeira.
Organização: Associação Cultural Capoeira na Escola.
Público: livre.
Atletas: alunos atendidos pelo Projeto Capoeira na Escola.
Data: 10/05/2014 (sábado), às 09h.
Local: Ginásio Nagib Sallum (ao lado do BAC), Centro de Biguaçu.
Entrada: 01kg de alimento não perecível.
Contatos: (48) 9613 2189 - mestretuti@capoeiranaescola.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário