segunda-feira, 20 de julho de 2015

Atualização 2015 07 20

A mente de iniciante


Em toda a minha trajetória de Capoeira já fiz de tudo que se possa imaginar: os mais diferentes jogos; apresentações em tudo que é canto; incontáveis viagens; entrevistas ao vivo; palestras; gravações de discos; publicação de livro; peças de teatro; bate-papo com ilustres Mestres da Velha-Guarda; na raça e também um pouco ali e aqui, aprendi a confecção de berimbau, pandeiro, caxixi, reco-reco, agogô; entre tantos aprendizados que o mundão da Capoeira me trouxe.
Sei que em cada uma das citações anteriores ainda tenho muito que aprender, mas numa outra citação eu não havia nem começado o aprendizado: a confecção do atabaque. Falo do bojo, da carcaça de madeira, pois encordoar e encourar eu já fazia desde que comecei a treinar.
No último fim de semana, os educadores e graduados do Projeto Capoeira na Escola, tendo a frente o Instrutor Algodão-Doce, conseguiram confeccionar a carcaça de um atabaque Rumpi, e a mente de iniciante se refez em mim.






















Relançamento de livro


            Um livro clássico sobre Capoeira acaba de ser relançado. Chama-se “Capoeira Angola: Ensaio Sócio-Etnográfico”, de Waldeloir Rego, publicado na Bahia, em 1968. O relançamento é fruto do Programa Capoeira Viva, proposto pelo Ministério da Cultura e realizado pela Fundação Gregório de Mattos com patrocínio da Petrobrás.

            Segundo alguns pesquisadores, o livro original é peça rara e chega a ser vendido por oitocentos reais em sebos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário