domingo, 7 de maio de 2017

Atualização 2017 05 07

Almir do Banjo

Lá se vai mais um poeta/profeta. Hoje, aqueles criminosos que têm dinheiro (roubado por corrupção, é claro) fazem “delação premiada”; ou pagam fianças de 50 milhões; ou simplesmente cumprem pena domiciliar; enquanto os ladrões de galinha superlotam as cadeias. Nunca foi tão necessário parafrasear Almir Guineto, o eterno sambista que imortalizou o banjo nas rodas de samba:

...Pago pra ver
Queimar em brasas
As mão de bacharéis
Que não condenam o mal,
Que inocentam réus
Em troca de um vil metal...

Saúde da População Negra

Acontecerá, entre os dias 17 e 19 de maio, em Florianópolis, a Semana Estadual da Saúde da População Negra, que visa a debater sobre a atuação do profissional da saúde no diagnóstico e tratamento da anemia falciforme e os desafios para a implementação do plano nacional de saúde integral da população negra.
No Brasil, que insiste em dizer que somos todos iguais: a população negra é a que tem o menor tempo de atenção do médico durante as consultas; grande parte das mulheres negras não é nem examinada quando em consultas com ginecologistas; o maior índice de mortalidade infantil é da população negra, bem como, os índices de mortalidade materna e de mortes por causa violenta.

Feira do Livro

Na próxima quinta (11/05), às 10h e às 15h, os alunos de Capoeira da Fundação Catarinense de Educação Especial farão apresentações na Feira Catarinense do Livro, que acontece no Largo da Alfândega, Florianópolis.

Confira a programação completa clicando na imagem

Fórum Contra a Violência Urbana

Mestre Tuti e Instrutor Malagueta participaram no último sábado do Fórum contra a Violência Urbana, uma iniciativa do Instituto Liberdade, entidade coordenada por Marcos Canetta e Marcos Moita.
Em suas falas, os Educadores da Associação Cultural Capoeira na Escola relataram a importância das lutas como ferramenta na busca pela diminuição da violência, já que os valores aprendidos nas ações apresentadas (Capoeira e Boxe) são comprovadamente eficazes na formação de adultos mais calmos e conscientes de suas cidadanias.

Edenilson “Professor”

Quando alguém perguntava a ele – atleta que conquistou medalha de Atletismo até na China - sobre suas conquistas nas corridas, ele respondia: “Eu nem quero saber de medalha; eu quero é correr!”. A resposta virou um clássico para nós do Projeto Capoeira na Escola para enfatizar a importância do treino, do trajeto, e de não ficar preocupado com o resultado final.
O apelido de “Professor” veio pela capacidade cognitiva de explicar – ao modo dele – a história da Capoeira, o que causava espanto em quem o escutava pela primeira vez.
           Edenilson “Professor” deixa saudades e boas lembranças a partir de hoje. Lamentos à família e aos amigos da Escola Especial Leandro de Azevedo (Apae de Biguaçu).