segunda-feira, 10 de junho de 2019

Imersão em Capoeira Regional: Centenário da obra de Mestre Bimba

Em 1918, Mestre Bimba começou a mostrar os primeiros traços de sua obra: a Capoeira Regional, considerada pronta por ele somente em 1928. Até então, a Capoeira era ensinada nas ruas, nos guetos, nos portos, nas festas de largo em que se aprendia olhando. Isso tudo em meio à proibição da prática prevista no código penal.
Já na época da ditadura oficial mais recente, em 1968, Mestre Bimba comemorava as cinco décadas de sua criação. Naquele momento, já havia testado e comprovado a sua metodologia em centenas de alunos; já havia lutado nos ringues para mostrar a eficácia de sua técnica; um disco com toques e cantigas já havia sido gravado por ele; Presidente do Brasil e Governador da Bahia já haviam assistido à Turma de Bimba se apresentar, e, graças a essas apresentações, a Capoeira foi descriminalizada. Portanto, de fato era necessário e justo comemorar o cinquentenário da Regional.
Por conta de Mestre Bimba, a Capoeira ganhou o mundo e se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade. Hoje, são mais de 150 países que possuem aulas, treinos e rodas das mais diferentes Capoeiras; no Brasil, em qualquer cidadezinha, de qualquer estado, há alguém jogando ao som do berimbau; mas tudo isso só é possível pela saída da Capoeira do código penal conquistada por Manoel dos Reis Machado, o Bimba. Logo, nada mais apropriado que se comemore o centenário da Capoeira Regional, a obra fantástica de Mestre Bimba.
De forma extensiva às comemorações já ocorridas em Salvador, a Associação Cultural Capoeira na Escola propõe o encontro “Imersão em Capoeira Regional”, a ser realizado nos dias 26 e 27 de julho, em Florianópolis (SC), no SESC da Prainha, e no Espaço Cultural Aruandê, na Armação do Pântano do Sul.
Programação e inscrições no link: http://bit.ly/capoeiraregional