quarta-feira, 31 de março de 2021

20 anos de Capoeira na Apae de Biguaçu

A festa está adiada por motivos óbvios, mas o registro é essencial. Em março de 2001, numa das etapas do projeto ‘Subindo a Ladeira’ - que era composto por apresentações de Capoeira e Maculelê nos morros, periferias, casas-lar e de idosos, somado à distribuição de cestas básicas -, chegamos à Escola Especial Leandro de Azevedo, APAE de Biguaçu, pela primeira vez.

Era um período em que as APAEs, entidades privadas de utilidade pública, ainda não recebiam os recursos oriundos do Fundo Social, posteriormente estabelecidos pala Lei 13633/05, o que trouxe uma melhora significativa na qualidade dos serviços prestados nessas instituições por conta do maior investimento de verba pública. Antes, as dificuldades faziam com que as nossas cestas básicas oferecidas tivessem uma grande valia para a escola e fossem bem aceitas.

Naquele dia, pela descontração da apresentação de Capoeira, que possibilitou a participação dos alunos da APAE, com deficiências distintas, surgiu a motivação de se propor um trabalho, o que foi aceito de imediato pela então diretora, Izalete Junckes.

Foi o início de um vínculo forte que perdura até hoje e já rendeu belos frutos. São diversos graduados com vinte anos de prática, dentre os quais se destaca a cativante Viviane Barbosa, a Raposa, por sinal, também aniversariante em março. Vai o nosso axé em palavras.

Alguns de nossos amigos daquela primeira turma (foto abaixo) já nos deixaram de corpo, mas certamente iluminam o nosso caminhar e as nossas rodas. Com eles, os presentes e os que acompanham em luz, gravamos CD, fizemos inúmeras apresentações, participamos e fomos vencedores do ‘Festival Nossa Arte’ (Fase Regional), estivemos juntos na construção da ‘Gincana Solidária’, e mais recentemente, fomos idealizadores do ‘Encontro Catarinense de Capoeira Especial’ junto à Fundação Catarinense de Educação Especial. A grande realização, porém, é a mudança para melhor do espírito de todos os que já tiveram a possibilidade de sentir a energia desses grandes capoeiras.

À Escola Especial Leandro de Azevedo, o Projeto Capoeira na Escola agradece pela parceria de vinte anos de aprendizado mútuo.

Parabéns!

4 comentários:

1. Parabéns Tuti por este trabalho tão especial e diferenciado. Que continue colhendo bons frutos e novos talentos possam ser revelados.
    Abraços
    Mestre Pop

Respostas
    1. Grato, Mestre Pop. Meu trabalho é uma das trilhas de continuidade do seu trabalho.
      Abração.

Excluir
  2. Parabens Mestre Tuti, voce é um guerreiro e merece aplausos de pé.