quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Atualização 2021 08 18

Fotos da roda de agosto 

No último dia 07 de agosto, aconteceu mais uma roda realizada pela Associação Cultural Capoeira na Escola (Accaes) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul).

O presidente da Accaes, Contramestre Corcel, relata que essa é a segunda ação ao ar livre realizada pela entidade de utilidade pública desde que se iniciou a pandemia e que todos os requisitos de prevenção orientados pela vigilância sanitária estão sendo seguidos.

Representando a municipalidade, o vereador e capoeirista Lucas Manequinha destacou o momento como sendo a inclusão na prática, tendo em vista a participação de alunos da FCEE, da Apae de Biguaçu e da rede escolar pública unidos ao som do berimbau em ambiente externo e público.

Já Mestre Tuti descreve que a palavra ‘Capoeira’ vem de vocábulos indígenas (caã puerá) e significa ‘mato que está crescendo’, o que proporciona a analogia com o momento gradual e consciente de retorno dos movimentos culturais realizados na rua.

Seguem os registros feitos pela empresa Dudu na Festa, a qual a Accaes agradece a longa parceria.

 

Live sobre Salvaguarda           

Na próxima sexta (20/08), às 20h, acontecerá a live “(Re) pensando e compartilhando ações-reflexões-novas ações de salvaguarda da capoeira”: A atividade é proposta pela Universidade Federal de Pernambuco e contará com a mediação do Contramestre Tchê.

Além de historiadores do Iphan, haverá a participação de coletivos e grupos de Capoeira de Pernambuco, bem como do Colegiado de Mestres de Santa Catarina, com a exposição do processo de construção do Plano de Salvaguarda catarinense.

Para assistir, seguem os endereços: 

Facebook: https://web.facebook.com/capoeiracomaufpe/videos/218920560039631 

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4NRjtRlCy6o



Nenhum comentário:

Postar um comentário