quinta-feira, 31 de março de 2022

Release: Narrativas de um Griô

Entre os dias 06 e 09 de abril, no Teatro Adolpho Mello, em São José, a Associação Cultural Capoeira na Escola apresentará a peça ‘Narrativas de um Griô’. No enredo: maculelê, capoeira, puxada de rede, dança dos orixás, samba de roda, percussão, mestre-sala e porta-bandeira, contextualizadas cenicamente pelo Griô, por sua vez, uma expressão que designa o ‘contador de histórias’, o guardião da memória e responsável pela transmissão, de forma oral, de conhecimentos ancestrais.

Somando aos integrantes da Associação Cultural Capoeira na Escola, há um elenco de peso em palco. São eles: Mestre Pop; Evelin Correia (Griô); Ilê Axé Omim Baba Oxaguian; Professor Marcos Canetta; Grupo Novos Bambas; Mazinho Mestre-Sala e Andréa Porta-Bandeira;  Serginho Percussão; Guga Borba Imagens e o músico Ricardo Ferreira. A direção e os textos são de Fernando Bueno (Mestre Tuti).

A proponente prevê a participação na plateia de entidades de integração de pessoas com deficiência e a posterior disponibilização em transmissão gratuita em diferentes plataformas pela internet, com janela de Libras, das apresentações visando ao alcance de agentes culturais de outras regiões do estado.

Nessa peça, a Associação Cultural Capoeira na Escola objetiva evidenciar o legado cultural afro-brasileiro, além de possibilitar o fluxo de saberes e consequente visão ampliada desse patrimônio.

A ação incentivada pela Lei Federal de Emergência Cultural, a Lei Aldir Blanc, mediada em Santa Catarina pela Fundação Catarinense de Cultura, conta também com apoio das Prefeituras de São José, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, e de Biguaçu, por meio das Secretarias de Cultura (Secetul) e de Educação.

Serviço:

O quê: Peça Teatral ‘Narrativas de um Griô’ (imagem anexa)

Quando: De 06 a 09 de abril, às 20h.

Entrada: Gratuita. Abertura dos portões às 19h30.
Obs.: Ingressos disponibilizados antecipadamente aos públicos específicos de cada dia.

Onde: Teatro Adolpho Mello, Centro Histórico de São José – SC – Brasil

Site: www.capoeiranaescola.org.br

Proponente: Associação Cultural Capoeira na Escola

Contatos:

(48) 99613 2189 – Mestre Tuti

(48) 98444 7439 – Contramestre Corcel

2 comentários:

1. Espetáculo maravilhoso!!
    Lindos figurinos e cenário!!
    Amei a abertura com o meia lua de berimbaus, o maculelê e a roda de capoeira. Parabéns pelo excelente trabalho!!!