terça-feira, 12 de abril de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 04 11

Roda da Vela
Mais uma ação que vem se tornando tradicional no Projeto Capoeira na Escola é a “Roda da Vela”. A ideia é tão somente proporcionar uma roda de Capoeira com um clima diferente, e para isso nada melhor do que a iluminação sendo à luz de velas.
Este ano, a roda acontecerá no dia 21 de abril, às 19h, com direito a uma deliciosa canjica ao final.

Dia do Índio
            O Dia do Índio foi reconhecido no Brasil pelo populista Presidente Getúlio Vargas. A data é uma referência ao 1º Congresso Indigenista Interamericano, ocorrido no México em 1940.
            Em Biguaçu, a Semana Guarani era um evento marcante e que, inclusive, numa apresentação de Capoeira, deu origem à Semana Afro-Biguaçuense. Fica a dica desse resgate à municipalidade.

Curta-metragem
Está sendo produzido um curta-metragem na Grande Florianópolis sobre cultura popular em que os protagonistas serão crianças capoeiristas. Diogo Umbelino, o “Cheirosinho”, que hoje treina no Centro de Artes Marciais (CAM), foi um dos escolhidos e será o coadjuvante, personagem irmão da atriz principal. A estreia está prevista para junho de 2011.

Quadra
Cantiga específica da Capoeira Regional criada por Mestre Bimba, a Quadra é acompanhada por um berimbau e dois pandeiros (charanga). É formada por uma estrofe curta de no mínimo quatro versos. O conteúdo entoado pode variar de acordo com a criatividade do compositor, que pode fazer brincadeiras ou advertências; falar de lendas ou figuras importantes da Capoeira; e até fatos corriqueiros como a visita de um amigo em sua casa ou o porquê o vizinho ‘enricou’ e seu pai não, sendo esse trabalhador e religioso.
As Quadras são finalizadas com louvação e “Volta do mundo” - ou 'vorta', conforme linguajar popular de época – é a última frase e também a que dá início ao jogo da Capoeira Regional. Os toques de Berimbau: “São Bento Grande da Regional”; “Banguela” e “Idalina”, são os ideais para se cantar uma Quadra. Segue exemplo:

Ao ‘pé de mim’ tem um vizinho
Que ‘enricou’ sem trabalhar
Meu pai trabalhou tanto
Mas nunca pode ‘enricar’
Não deitava uma noite
Que deixasse de rezar
Ê, Volta do mundo
Ê, ê, Volta do mundo, camará.

Visita à Orionópolis
            No último sábado, aconteceu a visita das Instituições Bloco Liberdade e Associação Capoeira na Escola à obra social, de caráter filantrópico e Eclesial, criada pela Pequena Obra da Divina Providência (D. ORIONE) em 26 de outubro de 1987, a Orionópolis. A ação faz parte da proposta do Grupo de Estudos Mente Aberta (GEMA) como forma de conscientizar os jovens da importância dos trabalhos sociais. A roda de Capoeira levou instantes de muita alegria aos idosos, aos enfermos e às pessoas com deficiência.