terça-feira, 19 de abril de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 04 18

Performance: Um beijo a Bolsonaro
            Renatha Lino encabeça a organização do evento de protesto pacífico contra as falas retrógradas homofóbicas e racistas do Deputado Jair Bolsonaro. Trata-se de uma performance que reunirá casais: inter-raciais, e gays e lésbicas, que beijar-se-ão durante um minuto, às 18h, junto com as badaladas do sino da Catedral de Florianópolis, no dia 13 de maio.
O Deputado Jair Bolsonaro tem disparado dezenas de declarações indigestas, como estas:
* "O filho começa a ficar assim meio ‘gayzinho’, leva um coro, ele muda o comportamento dele.";
* Sobre tortura: - "O objetivo é fazer o cara abrir a boca. O cara tem que ser arrebentado para abrir o bico.";
* Afixou na sua porta, sobre os familiares dos desaparecidos na ditadura militar: "Quem procura osso é cachorro.";
* Em vídeo que causou sua denúncia pelo grupo ‘Tortura Nunca Mais’: "Nós não devíamos só torturar. Devíamos torturar e matar.";
* Sobre a ditadura militar: "20 anos de ordem e progresso. Sinto saudade da época do Médici; Geisel; Figueredo.";
* Racista, e contra as cotas raciais, diz que não seria operado por um médico cotista.
* Afirmou que os indígenas, supostamente não "educados" e "não falantes de nossa língua", não deveriam ter direito a uma tão grande porção de terra;
* Segundo o Deputado Gilson Cardoso, Bolsonaro é contra a Lei Maria da Penha, que busca acabar com a violência doméstica contra mulheres. 

Prêmio: “Viva meu Mestre”
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC)  divulgou a relação dos habilitados no edital Prêmio Viva Meu Mestre – Edição 2010. 152 iniciativas foram habilitadas do total de 175 inscritos. Serão concedidos 100 prêmios, no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para cada premiado.
O Prêmio Viva Meu Mestre é uma política de reconhecimento e valorização dos “patrimônios vivos” e proporcionará uma ampla visibilidade na sociedade brasileira de uma expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil. O objetivo primeiro do prêmio está integrado ao Programa de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira – Pró – Capoeira e visa o reconhecimento, valorização e divulgação dos mestres que tenham larga experiência acumulada na prática e transmissão dos saberes sobre a capoeira, desempenham ou desempenharam papel fundamental em suas comunidades e se dedicaram a manter vivo esse patrimônio nacional.
Os Mestres: João Pequeno de Pastinha; Boca Rica; Pelé da Bomba; Nestor; são alguns dos inscritos habilitados.

Mais informações sobre ‘Quadra’
Mestre Cafuné (Bahia) acrescentou a seguinte informação à nota publicada na última coluna: “As quadras eram de domínio de toda a capoeira e outras manifestações como o Samba-de-roda, por exemplo. Mestre Bimba selecionou as que ele achou que ficariam melhores, ou que ele mais gostava, e aplicava ou cantava nas aberturas das rodas, transformando-se com o tempo numa tradição da Capoeira Regional.”.

Lembrete: Roda à luz de velas
Roda de Capoeira no Centro de Artes Marciais (CAM) com um clima diferente: iluminação à luz de velas.
Dia 21 de abril, às 19h, com direito a uma deliciosa canjica ao final. Participe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário