terça-feira, 14 de junho de 2011

Coluna Fala Capoeira 2011 06 13

“Arraiá” da Capoeira

Lá em Salvador (BA), Mestre Bimba organizava a “Fogueira de Bimba”, tradição perpetuada hoje pelo seu filho, Mestre Nenel, que consta de uma confraternização entre os praticantes de Capoeira e a sociedade com direito a quadrilha, roda de capoeira, samba-de-roda, comidas típicas etc..
            Nós, do Projeto Capoeira na Escola, mesmo antes de conhecer a tradição citada acima, já realizávamos a nossa Festa Junina, e que agora passa a ter um impulso a mais, já que Mestre Bimba é referência de trabalho para todos os Capoeiristas.
            Este ano, o “Arraiá da Capoeira” será realizado na Capela de Tijuquinhas, no dia 18 de junho (sábado), a partir de 19h. Haverá também diversas brincadeiras para as crianças (cama-elástica, corrida do saco, pescaria etc.). Participe!

O exemplo Vicente

Faleceu na semana passada VICENTE FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO, militante negro; ativista da luta antirracista e contra a intolerância religiosa; membro honorário do Núcleo de Estudos Negros (NEN) e atual Secretário Executivo.
Na década de 1990, Vicente foi protagonista de uma vitória inédita no Supremo Tribunal Federal, quando depois de longos e difíceis anos recebeu parecer favorável a sua reintegração no trabalho por ter sido demitido da ELETROSUL por racismo. Ainda não conformado, Vicente manteve-se na luta judicial aguerrida e no mês de maio de 2011, recebeu parecer favorável no julgamento de ação por danos morais, o qual prevê uma indenização e uma carta de retratação da empresa.
            Em 2010, após a invasão policial a um Terreiro de Umbanda em Jaraguá do Sul, Vicente fez parte da comissão capitaneada pelo Professor Marcos Canetta, aliados a Marcos Moitta, Adriano Zanotto e Mestre Tuti, para sugerir retratação e capacitação ao então Secretário de Segurança Pública Estadual.

Fonte: Coordenação Executiva do NEN

Evento em Corupá – SC

A ‘Filhos de Bimba Escola de Capoeira’ realizará a “1ª Festa de Avaliação” no dia 19 de junho de 2011, no Ginásio de Esportes de Corupá, cidade próxima à Jaraguá do Sul. A filial do trabalho de Mestre Nenel - também presente no evento - é coordenada pelo professor Biaiá. O Projeto Capoeira na Escola estará representado.

Calendário das próximas rodas

18/06 – Arraiá da Capoeira
19/06 – Evento Filhos de Bimba com presença de Mestre Nenel em Corupá
22/06 – Roda de Adultos (CAM) às 22h30min
25/06 – Não haverá roda
02/07 – São José às 10h e Lançamento do Filme “O Samba daqui” (14h)
09/07 – Roda Infantil com treino de ritmo às 10h em Biguaçu e Roda de adultos (Costeira) às 18h.