terça-feira, 20 de março de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 03 21

Inversão de valores

Este caso aconteceu em Curitiba (PR): uma senhora de 84 anos pediu para que um parente atualizasse os valores, anotados numa caderneta, de uma dívida contraída há 50 anos, pois gostaria de pagar. Localizou o credor e, enfim, pagou cento e cinquenta reais.
            O que me inquieta são os comentários desse fato quando afirmam que a atitude da devedora é uma prova de que ainda existem pessoas honestas no mundo.
Dever por 50 anos é sinal de honestidade?
Lembrei-me de uma frase de Mestre Pastinha:
“Pratico a verdadeira Capoeira Angola e aqui
os homens aprendem a ser leais e justos.
A lei de Angola que herdei de meus avós é a lei da lealdade (...)”

Calouro

Provando que a deficiência pode ser um limitador, mas nunca um sinônimo de incapacidade, Gabriel Nogueira conseguiu entrar na Faculdade de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (RS).
Gabriel tem síndrome de Down, mas o afeto familiar e a inserção no ensino regular fizeram dele um vencedor e um grande exemplo para a sociedade. O agora calouro tem 24 anos, é faixa-preta de Taekwondo e namora há dois anos.

Dia de Luta Contra a Discriminação Racial

Hoje, 21 de março, é mais um dia de recordação do Massacre de Shaperville (África do Sul). Em 1960, vinte mil pessoas protestavam contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão para poder transitar em locais pré-determinados. A polícia abriu fogo nos civis protestantes e desarmados, matou 69 e feriu outros 186.
A propósito, o Indiano líder pacifista, Gandhi, teve um entrave com essa mesma polícia sobre o uso do passe. A cena forte está no filme sobre sua biografia.
A Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o 21 de Março como o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.

Roda: “Eu já joguei Capoeira...”

Em algum momento, nos 16 anos do Projeto Capoeira na Escola em Biguaçu, você ajudou a construir essa história. Talvez tenha sido:
- na S.R 17 de Maio, local do começo de tudo;
- nas idas às rodas de sexta-feira à noite, em Floripa;
- nas Rodas da Madrugada;
- nas buscas de verga em Luas minguantes;
- nas rodas na Praça e na conquista do concreto polido em forma de círculo;
- na gravação de nosso CD e na publicação de nosso livreto;
- numa das idas ao Rio de Janeiro ou à Bahia;
- na presença de grandes Mestres, como: João Pequeno, Pelé do Tonel, Gildo Alfinete, Nenel, Boinha, Cafuné, Vuê, Mudinho, Pé-de-Chumbo, Ciro e tantos outros; ou, talvez, em todos esses e muitos outros momentos.
            Em busca de rever os escritores da pequena e bela história da Capoeira em Biguaçu é que a Associação Cultural Capoeira na Escola convida-o para a Roda: “Eu já joguei Capoeira...”
Será no Centro Cultural Casarão Born (Centro-Biguaçu), às 19h do próximo sábado (24/03).