terça-feira, 5 de junho de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 06 06

Ideias em prol de uma utopia

Deveria ser incluído nas salas do ensino médio - ao encontro da Lei 10639/03, que trata da inserção da temática afro-brasileira nos currículos escolares – o texto de Marcelo Paixão: Manifesto Anti-Racista – Ideias em Prol de uma Utopia chamada Brasil.
            No livro, a disparidade sócio-racial que existe entre brancos, negros e indigenas, está esmiuçada em diversos tópicos, tais como: educação (acesso à Universidade, evasão escolar, nível de escolaridade e tempo de estudo); emprego e renda (quem são os empresários no Brasil, quem recebe os melhores salários, quem é mais demitido, quem está subempregado, etc.); saúde; previdência social; violência policial; taxa de homicídios; população carcerária; menores infratores; violência contra as mulheres; número de representantes políticos e etc..
            Marcelo Paixão afirma: “Após 124 anos de abolição, os afrodescendentes e indígenas brasileiros se encontram, invariavelmente, nas piores posições em termos de acesso aos níveis mais avançados de ensino, aos bons empregos, aos recursos públicos e às políticas sociais.”.
            Sei que é mais uma utopia, mas quem sabe ao ler e debater materiais como esse nossos futuros cidadãos não mais afirmariam que “o preconceito racial é maior por parte dos próprios negros...”.

Estado Laico ou Eclesiástico?

Quinta-feira, feriado: Corpus Christi. O Brasil possui onze feriados nacionais, destes, seis são ligados às datas sagradas da Igreja Católica e cinco são datas cívicas. Quando se cogita um (apenas um) feriado alusivo a um herói que fuja do etnocentrismo imperialista – como se pode ver nas qualificaçãoes dos feriados – ou a datas alusivas a outras religiões, a guerra estará armada.

Informativo

Na próxima semana será distribuído o Informativo da Cultura Afro-brasileira produzido pela Associação Capoeira na Escola. Será a 21ª edição e dessa vez com capa e contracapa coloridas. Aguarde muita informação.

Frase

“Quando li a biografia de Malcom X, eu me tornei uma bomba ambulante.”
Mano Brown