quinta-feira, 21 de junho de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 06 20

Subindo a Ladeira
No dia 30 de junho, a Associação Cultural Capoeira na Escola fará mais uma etapa do “Projeto Subindo a Ladeira”. Trata-se de uma iniciativa que acontece desde o ano 2000 e tem como mola-mestra a realização de apresentações da cultura afrodescendente, em especial a Capoeira, nos morros e periferias com o objetivo de proporcionar a integração entre os alunos do centro urbano com os alunos mais carentes e suas comunidades, e também como forma de entretenimento, lazer e aprendizado cultural e de cidadania para todos os envolvidos. Mais informações na próxima coluna.

Prêmio da Música Brasileira
            João Bosco foi merecidamente o tema do 23º Prêmio da Música Brasileira. Como uma forma de coroação ao Almirante Negro - João Cândido, líder da Revolta da Chibata que foi a inspiração para João Bosco compor “O Mestre-sala dos Mares”-, a música negra esteve em festa: Alcione ganhou os prêmios de Melhor Álbum e de Melhor Cantora na Categoria Canção Popular, Arlindo Cruz recebeu o prêmio de Melhor Cantor na Categoria Samba, e Criolo foi considerado a Revelação arrebatando três prêmios.

O Mestre Sala dos Mares - Trecho
(João Bosco / Aldir Blanc)

“Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o almirante negro
Tinha a dignidade de um mestre sala
E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam das costas
dos negros pelas pontas das chibatas...”

Roda de Capoeira Regional
“Iê ‘Vorta’ do mundo. E ê ‘Vorta’ do mundo, Camará...” Nesse momento, os jogadores que ouviram a Quadra (cantiga) entoada pelo charangueiro iniciam o jogo de Capoeira Regional.
Benção, cocorinha, negativa, aú, galopante e arrastão; mas nada de cabeça no chão e nem compra de jogo; muito menos ficar sem - no mínimo - um apoio no solo, ou seja, devem-se evitar os saltos acrobáticos. Até ouvirem o ‘Iê’, ou o ‘Mais dois’, vindo da charanga (um berimbau pontiagudo e dois pandeiros), o diálogo entre os Capoeiras é conduzido com base na cordialidade e na disputa saudável. Os toques serão Banguela (com A) e São Bento Grande. Quando houver o toque da Iúna, apenas os instrumentos da charanga 'falam' e as palmas serão somente ao final do jogo.
É nesse clima que o Projeto Capoeira na Escola realizará a roda de Capoeira Regional no próximo sábado (23/06), às 10h, na Praça Central de Biguaçu. Em caso de chuva, a roda acontece no Casarão Born, também na Praça Central.
A roda é livre e a proposta é debater sobre os ensinamentos de Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba. Participe!