quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 08 15


Jorge Amado

            No dia 10 de agosto de 1912, na Bahia, nasceu Jorge Amado; artista de alto quilate que deu visibilidade à cultura negra de foma poética e que foi, por si só, um personagem contido nas entrelinhas de seus personagens.
Para entender melhor: Jorge Amado dizia que era ateu, mas era amigo e admirador de vários babalorixás, inclusive frequentando os Ilês (Casas Religiosas). O Ogã Pedro Arcanjo, personagem de Tenda dos Milagres, dizia que não acreditava mais na religião de tronco africano, mas que se não a defendesse não estaria defendendo o seu próprio povo. Muitos creditam essa argumentação de Pedro Arcanjo ao próprio Jorge Amado.
Das relações de amizade com os capoeiristas - inclusive prefaciando o livro de Mestre Pastinha, por quem era encantado - surgiram várias características dos personagens de Capitães de Areia, recentemente lançado em filme. A propósito, fica a sugestão de conhecer mais Jorge Amado e de diversão no sítio: www.jogoscapitaesdaareia.com.br

Racionais “tá na área”

            Em tempos de composições ocas, dos pagodinhos e sertanejos universitários vazios de poesia e mensagens, mas ricos de futilidades, o Grupo Racionais MC´s ressurge. Após dez anos sem publicação oficial – último disco em 2002: “Nada Como um Dia Após o Outro Dia” -, Mano Brown encabeça o clipe “Mil Faces de um Homem Leal”, que já está concorrendo ao prêmio VMB como Clipe do Ano.
            O novo trabalho do Grupo retoma o teor de crítica social e de politização através da descrição da vida de Carlos Marighella, descendente de uma negra baiana com um imigrante italiano, um revolucionário que lutou contra as Ditaduras Militares nas décadas de 1930 e de 1960. As ações mais famosas de Marighella foram a invasão da Rádio Nacional com a leitura de um manifesto contra a Ditadura e o apoio através da Aliança Libertadora Nacional ao sequestro do Embaixador Americano Charles Burke Elbrick, realizado no Rio de Janeiro visando a libertação de revolucionários políticos.
            Marighella foi considerado pelo Estado como inimigo público e foi morto pela polícia em uma emboscada em 1969. Em dezembro de 2011, o Estado, após admitir o erro, anistiou Marighella e pediu desculpas oficialmente à família. Um documentário sobre o revolucionário foi lançado no início de agosto.
            Através dessa composição, o Grupo Racionais MC´s dá uma aula de história e ensina o povo brasileiro a valorizar os seus próprios heróis. De quebra, ainda exalta a Capoeira no clipe.

Festival de Cantigas: O que é um Corrido?

É a cantiga de versos curtos e simples. Caracteriza-se pela junção dos versos do cantador com as frases do refrão repetidas pelo coro. O conteúdo pode ser extraído de cenas do cotidiano, de um momento histórico ou simplesmente da imaginação do cantador, não tendo a preocupação de contar nenhuma história. Assim, é o tipo de cantiga mais propício à improvisação. A participação do coro é imediata e necessária desde o seu início. É frequente na Capoeira Angola e na Capoeira Regional.

Frase

“O homem deve ser livre...
O amor é que não se detém ante
nenhum obstáculo, e pode mesmo
existir até quando não se é livre (...)
(...) É preciso não ter medo,
É preciso ter a coragem de dizer.
Carlos Marighella

Nenhum comentário:

Postar um comentário