quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 08 08

Hipertensão em negros

Algumas doenças são mais comuns em determinadas populações. Segundo dados da pesquisa Corações do Brasil, a hipertensão arterial acomete mais a população afrodescendente, chegando a quatro vezes mais do que entre os brancos. Esse fato tem explicação histórica.
Na época da escravidão, durante os longos períodos utilizados para a travessia do Atlântico, muitos negros morriam por diarréias e desidratação. Aqueles que tinham a capacidade de assimilar mais sal conseguiam sobreviver à viagem devido ao fato de suportar melhor as disfunções gástricas e reter mais líquido. Por outro lado, o coração dos negros nascidos em territórios americanos passou a ter mais incidência de hipertensão.

Capoeira na FCEE

Aos quatorze anos a Capoeira me deu a mão e fui com ela. Aquele menino brigão, com referência de pai alcoolista, com amigos criminosos, passava a ter um contrapeso na balança do seu destino. A Faculdade de Educação Física foi um dos frutos dessa ligação, bem como o início de um trabalho como Instrutor. Capoeira sempre foi o que me preenchia e continua sendo; nela, já curei as momentâneas dores da alma; criei meus lindos filhos; fiz muitos amigos; conheci muitas culturas nas viagens e apresentações; conquistei a mulher dona dos meus sonhos; ganhei autoconfiança e ajudei a construir seres humanos melhores junto com minha própria construção.
Mesmo com tantas coisas positivas, vez por outra eu pensava: “Mais um ano começando e eu ainda nessa instabilidade, dependente dos gestores públicos que podem não enxergar a necessidade da Capoeira para o mundo (lembrando que Mestre João Pequeno afirmou que Capoeira é vida, e que o mundo sem ela seria um agreste) podendo relegar-me à realização de um projeto menos abrangente e particular”. Assim eu seguia, de mãos dadas com a Capoeira, pois sabia que ela nunca me abandonaria.
Quando fiz o último Concurso Público da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) senti a presença dos Mestres ancestrais soprando em meu ouvido que a Capoeira sabia o que era melhor para mim, e que naquele momento eu estava dando mais um passo em prol da valorização de nossa arte. Mesmo assim, tive medo de entrar na Instituição e ter de trabalhar com algo que não me preencheria, e somente por causa da tal estabilidade. Para a minha surpresa, a primeira frase da chefia de Departamento de Educação Física foi:“Precisamos de um Professor de Capoeira!”.
A mão da Capoeira é que assinou a posse em meu lugar e hoje o Projeto Capoeira na Escola sobe um degrau com a aplicação em nível estadual. Nós conseguimos, pois eu sou forjado por todos. UBUNTU!

Festival de Cantigas

No próximo dia 25 de agosto, o Projeto Capoeira na Escola realizará mais um Festival de Cantigas. Será no Casarão Born, às 15h. Nas próximas colunas traremos explicações sobre as diferentes formas de composição de cantigas.

Roda

A roda do próximo sábado será na Praça do Kobrasol, São José, às 10h. Em caso de chuva, a roda acontecerá na Escola Maria Luiza de Mello (Melão), também na Praça.