sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 11 16


20 de Novembro (trechos do artigo)
Por: Marcos Canetta

(...) A construção de Palmares se deu por intermédio de uma mulher, Aqualtune. Rainha na África, foi capturada por mercadores de escravos, trazida à força para ser escravizada no Brasil.
O final do século XVII marcou o auge da economia colonial. Os ingleses lideravam todo este processo: nada existia na Inglaterra e em outras partes do mundo, economicamente ativo, sem a mão de obra escrava. O açúcar era um produto de luxo, servia para adoçar o café; assim como, ter um escravo doméstico demonstrava poder e status social. (...)
A escravidão de negros africanos foi o sustentáculo econômico de várias economias modernas, entre as quais: Europeia, Norte-Americana e Brasileira. O Novo Mundo foi totalmente construído pela força de trabalho dos escravos africanos. A escravidão nunca distinguiu homens de mulheres, nem adultos de crianças. Todos se enquadravam na categoria de peça, uma espécie de “produto humano”. Quando os escravos eram levados para a costa e divididos em lotes de venda por atacado, chamados parcelas, “eram imediatamente conduzidos para o cercado do mercador, onde todos ficavam trancados, como um rebanho de ovelhas em um curral (...). A um sinal dado (como a batida de um tambor), os compradores corriam imediatamente para o cercado em que os escravos estavam confinados e escolhiam a parcela de que mais gostavam”.
Zumbi dos Palmares surgiu no meio desse hiato social que sustentava duas categorias humanas: os escravizados e os escravocratas. O dia 20 de novembro demarca o assassinato do primeiro Herói Nacional, que foi esquartejado, castrado e teve o seu corpo posto em várias partes da cidade para servir de troféu ao regime escravista. Expor publicamente tal brutalidade intimidava outros escravos que buscassem seguir o caminho da revolta ou do aquilombamento.
Zumbi é o maior referencial de autoestima dos negros brasileiros, é a bússola, o farol, o caminho a ser percorrido em busca da liberdade plena. Pensar a saga de Zumbi, Dandara, Acotirene, Aqualtune, Ganga-Zumba e outros palmarinos é caracterizá-los como luzes históricas que nos remetem a inúmeras reflexões sobre a falta de reconhecimento social, efetivação de direitos constitucionais e espaços de visibilidade (...). Pensar o 20 de Novembro e o mês da Consciência Negra é oportunizar a chance de se repensar a História, construir novos modelos sociais e enfrentar de vez o Leviatã, como diria Hobbes, do racismo que racha a sociedade em partículas muito perigosas e elimina a oportunidade de termos um País pluriétnico e multicultural de verdade.
           
Semana da Consciência Negra: Agenda

·         Terça-feira (20/11)
09h30: Palestra e Apresentação Cultural. Escola do Mar. São José.
15h20: Apresentação Cultural (Puxada de Rede e Capoeira). IFSC. Fpolis
20h: Batismo Educação Infantil. Casarão Born. Biguaçu.
·         Quarta-feira (21/11)
09h: Batismo Escolar. E.E.B. Maria de Lourdes Scherer. Bairro Saudade. Biguaçu
10h30: Batismo Escolar. E.B.M. Ruth Reis. Bairro Morro da Bina.
·         Quinta-feira (22/11)
15h: Batismo Escolar. E.B.M. Fernando Viegas. Bairro Jd. Janaína.
18h30: Batismo Escolar. E.E.B. Joaquim Cardoso. Bairro Prado.
20h: Batismo Escolar. Capela Santo Antônio. Bairro Tijuquinhas.
·         Sexta-feira (23/11)
17h40: Exibição do filme “Quilombo”, de Cacá Diegues. E.E.B Emérita. Bairro Fundos.

Frase

“Sem as ações afirmativas os Estados Unidos não teriam um Barack Obama.”

Ministro Joaquim Barbosa
Presidente STF

Nenhum comentário:

Postar um comentário