sábado, 10 de novembro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 11 07

Herança nefasta

Em seu novo livro, Carcereiros, o médico Drauzio Varella escreve que “... como a ‘escória social’ tem suas origens na periferia da cidade, bairros e vilas por onde um bem-nascido jamais se aventura, seus membros enfrentam preconceito duplo: o primeiro por viver por fora da lei, o segundo por ser pobre. Se tiverem pele escura, então, a discriminação é tripla.”
Cerca de 60% da população carcerária brasileira é formada por afrodescendentes: mais uma das heranças nefastas da escravidão no Brasil.

Marina do Caroço

O premiado com o Nobel da Paz - 2009, Barack Obama, venceu novamente a eleição presidencial Norte-Americana. No Brasil, mais precisamente na capital do estado considerado a Europa tropical, Santa Catarina - pelo seu índice de imigração europeia e de desenvolvimento humano -, o vereador mais votado foi Tiago Silva. No Supremo Tribunal Federal, o Ministro Joaquim Barbosa oferece um pouco de esperança de justiça.
Parafraseando a música “Zé do Caroço”, as conquistas pioneiras e frequentes são essenciais para abrir caminho ao nascimento de uma nova líder no Brasil. Seremos contemporâneos e assistiremos à cerimônia de posse dela.

Aguardem mais detalhes sobre:

- Dia da Consciência Negra: Batismo Infantil – 20/11
- Encontro Catarinense de Capoeira Especial – 30/11
- Formaturas: Contramestre China e Professor Hiena – 30/11
- Graduação Projeto Capoeira na Escola – 01/12
- Lançamento em SC do livro de Mestre Cafuné – 01/12

Jaraguá do Sul

No próximo final de semana, o Projeto Capoeira na Escola participará do evento do Grupo Muzenza em Jaraguá do Sul, do professor Milico.

Lamentos

Lamentos da coluna aos irmãos Sérgio e Jair pela irreparável perda de convívio familiar com um ente querido.
Fé em Deus, amigos.

Frase

“O maior desafio nunca virá de fora,
pois ele mora na profundidade do próprio ser.
Encontre-o e cresça com o enfrentamento.”

Mestre Tuti