sábado, 24 de novembro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 11 23

Encontro Catarinense de Capoeira Especial

Devido à expansão da aplicação das aulas de Capoeira de forma inclusiva nas escolas especiais e regulares, torna-se relevante a soma de conhecimentos entre os municípios que possuem escolas com esse perfil.
Portanto, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), por meio do Centro de Educação Física (CEDUF) com o apoio da Associação Cultural Capoeira na Escola, convida para o Encontro Catarinense de Capoeira Especial, a ser realizado no dia 30 de novembro (6ª-feira), das 10h às 16h, no auditório da FCEE, Bairro Floresta, São José – SC.
Na ocasião, acontecerão relatos de experiências dos educadores; apresentações de maculelê, puxada de rede e capoeira das APAEs de São José, Biguaçu, Nova Veneza e Brusque, bem como da FCEE e do C.E.I São José II.
Haverá também entrega de cordas de alguns alunos e a graduação à Instrutora da capoeirista Viviane Raposa, da APAE de Biguaçu.

Formaturas

Assim como ocorrido em 2009, com a Contramestra Rosa e com o Professor Cabrito, a próxima sexta-feira reserva momentos de muita emoção no espetáculo que está sendo preparado para as formaturas de Contramestre e Professor, respectivamente dos Formandos China e Hiena.
Pontualmente às 20h e com a duração de 60 minutos, as formaturas acontecerão no Centro Cultural Casarão Born, Biguaçu. A entrada será 02 kg de alimento não perecível.
Breves currículos pessoais:
·                     Professor China começou a treinar em 1994 com Mestre Tuti, é licenciado em Educação Física; viajou à Europa para divulgar a Capoeira; participou da produção de dois discos de Capoeira (“Abre Alas” e “Declaração de Amor à Capoeira” com várias composições de sua autoria); ministra aulas em São José e Florianópolis e é Faixa-Preta de Jiu-Jitsu;
·                     Instrutor Hiena começou a treinar em 1998 com Mestre Tuti; é licenciado em Educação Física com pós-graduação em andamento; participou da produção do CD “Declaração de Amor à Capoeira”, da Peça Teatral “A Raiz da Liberdade” e dos Intercâmbios Nacionais de Capoeira; ministra aulas em Biguaçu e São José e está prestando exame para a Faixa Marrom de Jiu-Jitsu.

Nascimento de Mestre Bimba

No dia 23 de novembro de 1899 (1900 foi o ano de registro), nascia na Bahia aquele que foi descrito posteriormente por Mestre Decânio desta forma: “Ele não foi só um Mestre de Capoeira; ele foi um construtor de homens”.
            Imortalizado nas rodas, Mestre Bimba completa hoje 113 anos. Honra-nos receber em Santa Catarina, no próximo final de semana, dois dos eternos discípulos de Bimba: Mestres Boinha e Cafuné.
            Confira o cronograma abaixo.

Quinta – feira (29/11)
Recepção aos Mestres no Aeroporto Hercílio Luz. Fpolis

Sexta – feira (30/11)
10h: Encontro Catarinense de Capoeira Especial (FCEE).
Bairro Floresta, São José
20h: Formaturas (Professor e Contramestre) e Graduação de Instrutores.
Casarão Born, Centro de Biguaçu

Sábado (01/12)
15h: Roda de Capoeira Regional – Ginásio Nagib Sallum, Centro de Biguaçu
16h: Apresentação Cultural
16h30min: Batismo e Graduação
20h: Lançamento do Livro do Mestre Cafuné: “Ele não faz Capoeira; ele faz cafuné.
Casarão Born, Centro de Biguaçu.

Domingo (02/12)
14h: Nomenclatura dos movimentos da Capoeira Regional
Casarão Born, Centro de Biguaçu.