quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 31

Contra a americanização

O Halloween é uma festa que tem origem no Reino Unido e foi levada pelos colonizadores aos Estados Unidos, local em que tomou força. Como o poder de influência dos EUA é muito grande, principalmente nos países pobres e em desenvolvimento marcados pelo capitalismo, a festa tradicional dos povos de língua inglesa começou a ser espalhada pelos quatro cantos do mundo. Alguns estudiosos afirmam que, no caso do Brasil, os maiores propagadores do Halloween são as escolas de idioma inglês.
            Induzir as crianças brasileiras a propor “doce ou travessura”, como dita a tradição da festa, é ser favorável a três coisas negativas:
·      hoje, a obesidade infantil pode ser considerada um caso de saúde pública e comer doces, guloseimas etc., contribui para o aumento dessas taxas;
·        as tais travessuras nada mais são do que vandalismo e contribuem para o índice de violência urbana;
·         a assimilação de mais uma cultura estrangeira em detrimento das culturas nacionais.
            Em relação a esse terceiro item, é impressionante o número de escolas que dá ênfase a essa festa americanizada; e, por isso, cabe àqueles que compartilham a máxima: “país forte é o país que valoriza a sua própria cultura", a missão de gerar reflexões sobre a data 31 de Outubro.           Uma das reflexões sugere que, ao invés de exaltar o Halloween, exaltemos as figuras folclóricas brasileiras, e por esse motivo muitas pessoas estão aderindo ao Dia do Saci-Pererê, realizando no dia 31 de outubro mini-peças de teatro e apresentações de Capoeira com o personagem.
            Pense nisso e dê os parabéns ao Saci-Pererê.

Exame Técnico

Na próxima sexta (02/11), no Centro de Artes Marciais (CAM) de Biguaçu, às 14h, acontecerá o exame técnico para a troca de graduação do Projeto Capoeira na Escola. Os graduandos terão de demonstrar os conhecimentos relativos aos movimentos da Capoeira; às cantigas e aos ritmos dos diferentes instrumentos; aos jogos de Capoeira Regional, Angola e Contemporânea; às manifestações que acompanham a Capoeira (Maculelê, Puxada de Rede e Samba-de-roda). O acesso é livre.
        A entrega das novas cordas acontecerá nos dias 30/11 (formaturas e graduação de instrutores) e 01/12 (demais graduações e batismos).

Novembro Negro

Entre tantos acontecimentos, Nascimento de Mestre Bimba; Morte de Zumbi dos Palmares; Revolta da Chibata; Nascimento de Cruz e Souza; Morte de Mestre Pastinha: momentos de reverência e aumento das consciências negras.

Capoeira
Poema de Carlos Marighella

(...)
Capoeira quem te ensinou?

De repente uma queda,
o capoeira na terra,
o aú, de cabeça pra baixo,
as pernas no ar,
a rasteira varrendo
como foice no chão,
o corta-capim,
o rabo-de-arraia,
e o inimigo caindo
de supetão, ao puxavante
da baianada.

Luta africana
 que o mestiço encampou,
que os guerreiros da mata, quilombos, palmares,
souberam jogar.
Que o angolano nos trouxe,
que o mestre Pastinha nos soube ensinar.
(...)