segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 15


Guerra do Contestado – Restos Mortais

            Os mestiços de índios com brancos, chamados de caboclos, foram protagonistas da Guerra Civil do Contestado. Liderados pelo Monge José Maria, os caboclos catarinenses não aceitaram a imposição na demarcação das terras feita pelo comandante das tropas paranaenses, Coronel João Gualberto. O marco inicial da Guerra aconteceu em 22 de outubro de 1912 e foi chamado de “Combate do Irani”, ocorrido na cidade de mesmo nome. Nele, o Monge e o Coronel morreram.
            Os cineastas Silvio Back e Zeca Pires estão lançando o filme “Guerra do Contestado – Restos Mortais”, que trata sobre essa batalha genocida de pobres não-brancos que demarcou os limites dos estados do Paraná e Santa Catarina, mas deixou como herança um território maldito e marcado pelas políticas públicas ineficientes.
            No centenário do Contestado, vale conferir as cenas desse confronto que matou cerca de vinte mil pessoas.

Glória a Deus no Céu e Samba na Terra

            O título desta nota é o nome do disco do cantor Wando gravado em 1973. Na época, o artista ainda não havia incorporado o estilo brega-romântico e tentava conquistar o seu espaço por meio do samba de raiz.
Numa pesquisa sobre samba, encontrei a música “Lamento do Capoeira”, composta por Dunga e Ditinho e interpretada por Wando. Vale salientar que alguns grupos de Capoeira já gravaram essa letra.
Para quem ficou curioso, digite no youtube: Wando – Lamento do Capoeira

Presidente do Supremo

            Enfim, o primeiro negro a ocupar a função de Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa. Grande conquista!
           
Quem é você?

            Passou na TV: um menino com um estojo (case) e um violino, correndo por estar atrasado para uma apresentação, é detido por pensarem que ele havia roubado o instrumento. Na Delegacia, teve de tocar uma música clássica para provar que o violino era dele. A apresentação da qual o garoto estava atrasado foi perdida e o constrangimento foi enorme.
E se ele não fosse negro? Seria detido?

Espaço Cultural Conversa de Capoeira

            Esse é o nome do local organizado por “Ministro”, discípulo de Mestre Nenel, para que os capoeiristas se reúnam e debatam sobre assuntos relacionados à Capoeira. O espaço foi batizado e idealizado pelo Mestre Cafuné, eterno discípulo de Bimba, e fica no município de Lauro de Freitas, vizinho a Salvador (Bahia).


Roda

No próximo sábado (20/10), haverá roda na Praça Central de Biguaçu, às 10h. Em caso de chuva, a roda acontece no Centro Cultural Casarão Born, também na Praça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário