segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 01

Hora de votar

No próximo domingo, é dia de eleição. Um dia importante, sem dúvida, mas será que as pessoas não estão depositando no ato de votar a única esperança de mudança na situação dos municípios brasileiros?
            Ouvimos constantemente a frase: “Se queremos mudar, devemos votar no candidato com melhor proposta”. Isso é uma coisa óbvia; mas a meu ver não basta. Temos de fazer a nossa parte, independente de partidarismo ou de escolha de representantes. Como Gandhi já afirmava: “mudar o nosso mundo para então mudar o mundo de todos”.
Para a paz de nossa consciência, mesmo que os eleitos não sejam os que nós escolhemos, não perdemos o direito de reclamar e exigir, pois a Democracia nos garante isso. Mas, quando depositamos somente na eleição a nossa esperança, corremos o sério risco de perpetuar as frustrações que estão estampadas nos rostos dos cidadãos brasileiros.
Sorriremos mais quando fizermos política sem estarmos presos a partidos políticos.

Cotas no Supremo

O Ministro Joaquim Barbosa tem impressionado a todos pela objetividade e sensatez com que vem tratando o julgamento do Mensalão, do qual é relator. Um colunista, aproveitando o destaque que a mídia vem dando, escreveu perguntando ironicamente se Joaquim Barbosa precisou de Cotas para chegar ao cargo de Ministro.
Desta forma, é necessário informar que para ocupar o cargo de Ministro do Supremo, além de notável saber jurídico e reputação ilibada, são basicamente três os requisitos: ter mais de 35 e menos de 65 anos de idade; ser indicado pelo presidente da República; e ter seu nome aprovado pela maioria dos Senadores. Portanto, especificamente para o cargo de Ministro não há cotas, de fato, mas o número de negros a chegar ao tal “notável saber jurídico” será deveras aumentado com as Cotas nas Universidades públicas, e assim, quem sabe o Ministro Joaquim Barbosa não seja o único negro a ocupar o cargo de Ministro do STF em toda a história do Brasil.
Por fim, a irônica pergunta transparece a falta de entendimento de que as Cotas são essenciais para todo o Brasil, e não somente para os negros.

Aglomerado

Aglomerado é o nome do programa televisivo que os rappers MV Bill e Nega Gizza vêm encabeçando.
A meu ver, o nome deveria ser “Redenção”, por ser mais conivente com a tentativa do cantor em voltar a ser o Bill do povo, já que ficou desacreditado depois de “Malhação” e “Dança dos Famosos”.
De qualquer forma, o programa está com boa qualidade: grafite em cena; artistas como Alcione, Cidade Negra, Sandra de Sá, entre os convidados; participação do povão e cenário montado embaixo do viaduto Negrão de Lima, pleno subúrbio do Rio de Janeiro; são as notas positivas.
O programa “Aglomerado” passa às 18h30, no canal TV Brasil (02 Tv aberta e 18 Net).

Próxima roda

A próxima atividade do Projeto Capoeira na Escola será a roda de adultos em Santo Antônio de Lisboa, nesta sexta-feira, às 23h, em frente à Igreja. A arquitetura histórica certamente trará uma grande energia aos jogadores que também comemorarão o aniversário do professor China.