quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 22

Seminário de Educação Inclusiva

Aconteceu - durante os dias 22, 23 e 24 - na Faculdade Municipal de Palhoça o Seminário Catarinense de Educação Inclusiva. Como parte do cronograma, foi realizada a oficina: “Novas Perspectivas da Atividade Física Adaptada”, e a Capoeira entrou na pauta na fala de Mestre Tuti e na aula prática dos alunos da Escola Especial Leandro de Azevedo (APAE – Biguaçu), os graduados Raposa e Xando.
            Apoiaram a intervenção: Instrutores Corcel, Juba e Bem-te-vi, e as alunas Pão-de-queijo e Cachoeira. Cerca de duzentos professores da rede regular e das APAEs da Grande Florianópolis participaram do Seminário e a metade teve a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre Capoeira e ainda praticar os passos básicos.

Dilma fala sobre as Cotas

Na semana passada, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei que trata sobre as Cotas nas Universidades. A partir de agora, a reserva de vagas garante cinquenta por cento para alunos de escolas públicas, negros e índios.
            Nosso objetivo, com essa Lei, é ampliar o acesso às nossas Universidades e aos nossos Institutos Federais para os jovens das escolas públicas, já que a dificuldade de ter acesso à Universidade é grande. Também é uma forma de contribuir para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres. — explicou Dilma Rousseff.
            A Presidenta ainda aconselha os quase 6 milhões de jovens que vão fazer as provas do Enem agora em novembro: “Peguem firme e estudem bastante, porque o Enem pode mudar a vida de vocês”.

Joaquim Nabuco

Para os que gostam de falar em contribuição, em vez de protagonismo, na construção do País, vale relembrar trecho do texto de “O Abolicionismo” (ano 1883):

“Tudo o que significa luta do homem com a natureza; conquista do solo para habitação e cultura; estradas e edifícios; canaviais e cafezais; a casa do senhor e a senzala dos escravos; a igreja e a escola; alfândega e correio; telégrafos e caminhos de ferro; academia e hospitais; tudo, absolutamente tudo o que existe no País, como resultado do trabalho manual, como emprego de capital, como acumulação de riqueza, não passa de uma doação (grifo meu: forçada) da raça que trabalha à que a faz trabalhar”.
Joaquim Nabuco

Graduação em São José

Nesta semana acontecem as graduações dos alunos atendidos pelo Projeto Capoeira na Escola no município de São José. O evento principal será no Centro Multiuso, Avenida Beiramar, às 15h de domingo (28/10).
            Seguem os horários e locais dos demais eventos:

Data: 25 de Outubro (Quinta-feira)
10h – E.B.M José Nitro
14h – E.B.M Vila Formosa