terça-feira, 9 de outubro de 2012

Coluna Fala Capoeira 2012 10 08

Acarajé na Copa

McDonald´s patrocinando a Copa já é algo dissonante com esporte, atletas, vida saudável. Pior ainda é essa empresa influenciar a proibição da venda de acarajés durante os jogos. É  na capital baiana, Salvador, que está sendo travado esse debate.
            Os representantes da empresa alegam que dentro dos estádios é impossível a venda, pois oferece risco de queimaduras nos espectadores. Eles solicitam à FIFA que determine a venda somente a dois quilômetros de distância do estádio. A Associação de Baianas do Acarajé afirma que esse tipo de acidente nunca aconteceu nem mesmo no Carnaval.
            O Ofício da Baiana do Acarajé é um patrimônio imaterial do Brasil (registrado no IPHAN), assim como a Capoeira e o Ofício dos Mestres. Censurar a venda é negar a própria brasilidade. Mesmo que o bolinho feito com feijão fradinho e frito no azeite de dendê tenha vindo da África Ocidental (Golfo do Benim) com os negros escravizados daquela região, hoje é um forte traço da identidade do Brasil, mais especificamente da Bahia.
            Está nítida a intenção da patrocinadora em anular uma possível concorrência, mesmo que isso pese em nosso patrimônio cultural.

Brasil e a população carcerária

O Brasil está em quarto lugar no mundo em população carcerária. São quase quinhentos mil detentos. Os três países com maiores populações prisionais são: EUA, China e Rússia.
            O perfil do detento brasileiro, segundo a Pastoral Carcerária, mostra que a maior parte desta população tem baixa escolaridade, é constituída por negros ou pardos, não possui emprego formal e é usuária de drogas.
            Domingos Dutra, Deputado Federal, diz que uma possível solução para reduzir a população carcerária seria o emprego de detentos em obras públicas e estímulo para que eles estudem durante a permanência na prisão. A legislação já permite que a cada três dias de trabalho um dia seja reduzido da pena total; mas nem todos os governos estaduais exploram essa possibilidade.

Capoeira em Petrópolis (RJ)

Acontecerá, durante os dias 19, 20 e 21, o 31º Encontro Nacional de Capoeira em Petrópolis, Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Estão confirmadas as presenças dos Mestres Ciro, Nenel, Baiano Anzol, Tuti, entre outros. A organização é do Mestre Vuê.

Próximas ações

Outubro é o mês do Saci-Pererê, dos Batismos Escolares em São José e dos Centros de Educação Infantil. Aguardem confirmação das datas.