domingo, 3 de março de 2013

Coluna Fala Capoeira 2013 03 02

Reinício das atividades

Na última sexta-feira, a Prefeitura de Biguaçu e a Associação Capoeira na Escola assinaram o convênio para aplicação das aulas de Capoeira no município em 2013. De 04 a 08 de março, acontecerão as inscrições em todos os núcleos do Projeto Capoeira na Escola.
            Na quarta-feira (06/03), às 19h, acontecerá uma reunião com os pais e alunos no Centro de Artes Marciais (CAM) para apresentação do trabalho com a participação da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Salete Cardoso.

17 anos em Biguaçu

Para comemorar o aniversário de dezessete anos, o Projeto Capoeira na Escola convida a comunidade em geral para o encontro na Praça Central de Biguaçu no próximo sábado (09/03), às 10h, com roda de Capoeira, Maculelê, Samba-de-roda e confraternização.
Na oportunidade, a Associação Cultural Capoeira na Escola apresentará o recém-criado Boi-de-mamão da Capoeira.
Em caso de chuva, a roda acontecerá no Centro Cultural Casarão Born. Vale conferir.

Relembrando

No início da década de 1980, existiu um trabalho de Capoeira em Biguaçu. Foi desenvolvido pelo, hoje, Mestre Pinóquio. As aulas aconteceram na S.R 17 de Maio e na sede do Biguaçu Atlético Clube (BAC) durante aproximadamente três anos. Após esse período, a Capoeira no município ficou adormecida por mais de 10 anos. Em onze de março de 1996, o Projeto Capoeira na Escola inicia as suas primeiras aulas na S.R 17 de Maio, e, de lá para cá, são dezessete anos ininterruptos de muita capoeiragem em Biguaçu.

Desde que o Samba é Samba

Paulo Lins, mesmo autor de Cidade de Deus (livro que virou filme), materializou o livro “Desde que o Samba é Samba”, obra essencial para conhecer melhor o ambiente boêmio do Rio de Janeiro nas primeiras décadas do século passado, época da formatação da imagem dos malandros capoeiras.
            O autor busca descrever também os compositores que não têm o prestígio que mereciam ter e dados históricos sobre a criação da primeira Escola de Samba do Rio de Janeiro, a “Deixa Falar”. É uma boa leitura.

E por falar em Samba...

Marisa Monte, cantora virtuosa que impressionou o Brasil com interpretações de Paulinho da Viola e Cartola, e que chegou a gravar um disco com a Velha-Guarda da Portela, estará em Florianópolis na próxima quinta-feira (07/03) para cantar samba de raiz e MPB.
            O show acontece no Costão do Santinho, às 21h.

Fotos da Roda da Madrugada

Clique e confira as fotos ou
visite o sítio: capoeiranaescola.org.br