sábado, 16 de março de 2013

Coluna Fala Capoeira 2013 03 13

Boi-de-mamão

A festa de aniversário do Projeto Capoeira na Escola foi um sucesso e o presente foi a Associação Cultural Capoeira na Escola (ACCAES) que entregou ao município. Trata-se da apresentação do Boi-de-mamão promovido pelos alunos e educadores com o intuito de resgatar essa tradição que, infelizmente, não acontece mais em Biguaçu.
            O Boi-de-mamão da Capoeira tem a presença do Saci-Pererê e a Maricota é uma abayomi gigante, boneca artesanal feita com retalhos de tecidos. A propósito, Abayomi significa “aquele (a) que traz felicidade”, representando bem a expressão das crianças presentes à roda.

Cultura

Capoeira; Maculelê; Puxada de Rede; Samba de Roda; Noite do Conto; Intercâmbios Culturais; Teatro; eventos relacionados à cultura negra, e agora com a apresentação do Boi-de-mamão, a Associação Cultural Capoeira na Escola reafirma seu importante papel como grupo cultural local.

Palestra na ALESC

Aliando o Dia Internacional de Luta contra o Racismo e o mês das mulheres, o Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (CEPA) realizará a palestra: “A Mulher Negra e o Mercado de Trabalho”. Será no dia 21 de março, às 19h, na Assembleia Legislativa (ALESC) e a entrada é livre.

Incongruências

Congruência: Relação direta de uma coisa ou fato com o fim a que se destina. Abaixo, duas incongruências do Congresso Nacional:
·  Primeiro foi o Deputado Tiririca, semianalfabeto, assumindo uma vaga na Comissão de Educação;
· Agora, o Pastor Marco Feliciano, réu por homofobia e racismo, assumindo a presidência da Comissão de Direitos Humanos.
É pra rir ou pra chorar?

Agenda de março

Roda da Vela: dia 28, às 22h, no Centro de Artes Marciais
Marcos Canetta convida para “Destaques da Raça Negra”: dia 31, às 12h, no Restaurante Praça 11