quinta-feira, 21 de março de 2013

Coluna Fala Capoeira 2013 03 20

Emílio Santiago

Para a cantora Alcione (Marrom), e para milhares de brasileiros, ele era o melhor intérprete do Brasil. Emílio Santiago era a afinação em pessoa e, embora não fosse compositor, sua voz aveludada destacava-o como um dos timbres mais raros do mundo. A música “Saigon”, de Claudio Cartier, tornou-se um clássico da música popular brasileira na voz de Emílio Santiago.
            Essa, sim, uma grande perda para a Música brasileira.

Pensar Capoeira

Dando prosseguimento às discussões relativas ao fomento e desenvolvimento da Capoeira, tais como as ações governamentais “Capoeira Viva”, “Viva meu Mestre” e, principalmente, a discussão da regulamentação da profissão de capoeirista, o Grupo Camará e a Unifebe convidam a comunidade capoeirística catarinense a se engajar neste processo. O encontro “Pensar Capoeira” acontecerá em Brusque, no dia 06 de abril, e contará com a programação abaixo:

PERÍODO MATUTINO
PERÍODO VESPERTINO
09h –Tema: Valorização do Profissional e Elevação da Auto-Estima.
Prof. Ademir Bernadino da Silva (UNIFEBE)
13h – Troca Treco: venda e/ou troca de materiais de Capoeira, como cds, camisetas, berimbaus, etc. Traga seu material!
10h –Tema: Marketing: decisões e ações para Mestres em Capoeira.
Prof. Raul Otto Laux (UNIFEBE)
14h – Organização de eventos de Capoeira.
Mestre Tuti (Associação Cultural Capoeira na Escola)
11h – Questões Legais da Profissionalização da Capoeira.
Marcus Antonio Luiz da Silva (OAB/SC)
15h – A Musicalidade daCapoeira.
Mestre Kadu (Capoeira Gunganagô)
12h – Intervalo para almoço
16h – Memória Visual de Lutas com Música.
Mestre KBLera (Camará Capoeira)

Hora do Planeta

Pensando numa forma de conscientizar a população mundial para as questões de consumo racional de energia e de aquecimento global, a rede de ONGs WWF promove a “Hora do Planeta”. Trata-se de um ato simbólico em que empresas, poderes públicos e organizações sociais apagam as luzes durante 60 minutos.
            Em Biguaçu, a Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (SECETUL), promoverá atividades culturais na Praça Nereu Ramos (Central) à luz de tochas e velas, no próximo sábado (23/03), às 19h30. A Associação Cultural Capoeira se fará presente.