segunda-feira, 1 de abril de 2013

Coluna Fala Capoeira 2013 04 01


PEC das Empregadas

            Foi aprovada no Senado a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) relativa às garantias trabalhistas das empregadas domésticas. Como tudo que visa o beneficiamento de categorias historicamente desprezadas, como foi o caso das Cotas nas Universidades, a PEC das empregadas suscitou indignação no discurso dos descendentes dos senhores de engenho, como os que seguem:
Se por um lado crê-se justo equiparar o empregado doméstico ao empregado urbano ou rural, não creio ser justo comparar o empregador doméstico aos demais empregadores, pois a família não é uma empresa e não tem fito de lucro”; e
“Todos os Senadores pensaram nas empregadas e nenhum pensou nos empregadores”.
            Algumas colocações objetivas em relação aos argumentos: sobre o primeiro, nem todo empregado trabalha em empresa que visa lucro, em qualquer emprego é necessário ter uma garantia trabalhista, e quem não pode honrar que não contrate; sobre o segundo, Senadores pensando no empregado e não no empregador é algo extremamente raro e que foge a regra, por isso louvável.
           

PEC das Empregadas II

Essa Proposta de Emenda Constitucional (PEC) é um desdobramento da Convenção Internacional do Trabalho, acordo firmado entre diversas nações com o intuito de melhorar as condições de trabalho globais. No Brasil, são mais de seis milhões de trabalhadores domésticos; destes, 62% são afrodescendentes, 94% são mulheres e o Sudeste registra quase a metade do total.



Pensar Capoeira

            Acontecerá neste sábado (06/04), em Brusque, o evento “Pensar Capoeira”. Trata-se de uma iniciativa para auxiliar na capacitação dos capoeiristas, bem como, debater sobre o tema “Capoeira Profissão”. Os interessados em participar e receber o certificado com a chancela da Unifebe devem fazer a inscrição pala fanpage: camará capoeira, ou entrar em contato com Mestre KB Lera no e-mail: kblera@terra.com.br


Agenda de abril

Pensar Capoeira: dia 06, às 09h, na Arena Multiuso de Brusque
Abertura JEBIG: dia 09, às 18h, no campo do Biguaçu Atlético Clube (BAC)
Momento Cultural FCEE: dia 12, às 10h e às 15h, com gravação da RBS TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário