segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coluna Fala Capoeira 2013 04 22

Remanescentes de Quilombo

Tive a oportunidade de assistir a um documentário sobre os remanescentes de Quilombo do município de Praia Grande, divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, região dos Canyons do Parque Nacional Aparados da Serra.
Fiquei feliz pelo lado de que ainda temos pessoas que trazem na linguagem corporal e nos “causos” a representação histórica da força de resistência ao sistema escravocrata; e triste, porém, pelo lado da escassez de informações mais aprofundadas sobre quais negros eram esses; de que regiões da África vinham; como chegaram até ali; e também pela falta de registros sobre as questões culturais e religiosas.
Em resumo, o vídeo é uma semente de investigação plantada em curiosos como eu.  Interessados pelo DVD devem procurar o IPHAN Catarinense.

Festival de Dança de Florianópolis

A Capoeira, arte feita de várias artes, adapta-se perfeitamente a qualquer situação de exposição; seja na Luta, no Teatro, na Música, no Cinema, e também na Dança. Desta forma, a Associação Cultural Capoeira na Escola participará do Festival de Dança de Florianópolis.
O Prêmio Desterro – 4º Festival de Dança de Florianópolis - será realizado de 16 a 18 de agosto de 2013.

O Pioneiro

Na última quinta (18/04), a revista americana “Time” publicou a lista das cem pessoas mais influentes do mundo. O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, aparece na classificação de pessoas pioneiras em determinadas áreas.
O fato de ser o primeiro negro a presidir o Supremo e ainda destacar-se no julgamento do Mensalão é que fez com que o Ministro fosse reconhecido e listado pela conceituada revista.
            Alguns brasileiros dizem que a cor do Ministro não importa, o que importa é a sua capacidade. Isso ecoa como uma forma de desmerecer a conquista da negritude representada pelo cargo em questão. Muitos vêem no Ministro a sua referência, em especial o povo negro deve tê-lo como exemplo e orgulho.

Liberdade é...

O Sempre Livre Fit, novo produto da linha de absorventes da Johnson & Johnson, chega ao mercado com comercial de lançamento que mostra uma garota que diz fazer parte de uma família de médicos e que, portanto, sofreu pressão para seguir a mesma carreira. Ela revela, porém, que se tornou professora de Capoeira e que as profissões só se assemelham no uso de roupas brancas.
A ideia é associar a protagonista às mulheres jovens, seguras e confortáveis com suas escolhas.
Para a Capoeira é algo muito positivo ser representada por uma mulher, em comparativo com uma profissão como a Medicina, e ainda passar no horário nobre.

Capoeira de luto

A coluna de hoje rende os lamentos aos familiares, ao seu grupo e à Turma de Bimba (Bahia) pela perda do veterano Mestre Camisa Roxa.