segunda-feira, 8 de abril de 2013

Coluna Fala Capoeira 2013 04 08



                                          Previsões infundadas



Muitos mitos sobre as Cotas acabaram de cair por terra com a publicação de matéria de capa da Revista “Isto é” sobre os resultados dessa ação afirmativa. Segue trecho abaixo.
            “Há 15 anos, apenas 2% [dos negros] tinham ensino superior concluído. Hoje, o índice triplicou para 6%. Ou seja: até outro dia, as salas de aula das universidades brasileiras lembravam mais a Suécia do que o próprio Brasil. Apesar da evolução, o percentual é ridículo. Afinal de contas, praticamente a metade dos brasileiros é negra ou parda. Nos Estados Unidos, a porcentagem da população chamada afrodescendente corresponde exatamente à participação dela nas universidades: 13%.Para quem quiser ler na íntegra: www.istoe.com.br


Formado

            A Coluna Fala Capoeira parabeniza o Instrutor Clone pela sua Formatura em Educação Física na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua monografia, “Entre o Berimbau e o Caderno, a Capoeira como Instrumento de Formação", é um excelente registro do trajeto percorrido pela Capoeira entre a marginalidade do passado e as organizações sociais do presente, e estará disponível em breve no sítio: capoeiranaescola.org.br
            Além de ser Instrutor e agora formado em Educação Física, Clone é um dos melhores fotógrafos de Capoeira. Confira uma de suas imagens ao lado.

Dança Afro na Ilha

            Repasso a informação sobre aulas de Dança Afro em Florianópolis. Fruto da pesquisa desenvolvida pelo grupo Abayomi, são propostos estudos em Dança e Música de matriz africana e afro-brasileira, em especial a cultura Manding, presente na Guiné, Burkina Faso, Senegal e outros países do Oeste africano, relacionando essa linguagem sob aspectos da contemporaneidade das artes. 
O início será em 10/04/2013 e o fim em 28/06/2013. As aulas acontecem às quartas e sextas das 10h às 11h30.
Mais informações: (48) 3234-5078 e www.celuladanca.blogspot.com.br

Jornada Pensar Capoeira

            Capoeira não é só jogo, e a prova disso foi o evento promovido pelo Grupo Camará no último sábado em Brusque. A satisfação dos presentes era demonstrada em cada conversa informal e só foi possível graças ao empenho do Mestre KB Lera e de seus alunos. Parabéns a todos os participantes e à comissão organizadora.

Próxima Roda
            Neste sábado, acontecerá mais uma roda do Projeto Capoeira na Escola. Será às 10h na Praça Central. Em caso de chuva, a roda acontece no Centro Cultural Casarão Born, no entorno da Praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário